Vacinação contra Covid-19 tem pontos fixos para idosos entre 85 e 89 anos, em Campina Grande

Serão distribuídos 31 pontos fixos de vacinação, além de dois dias de imunização no formato Drive Thru.

Por G1 PB


Campina Grande amplia faixa etária e agenda vacinação idosos com 80 anos ou mais — Foto: Divulgação/Ascom PMCG

Uma nova estratégia de vacinação para os idosos de faixa etária entre 80 e 89 anos foi estabelecida, em Campina Grande, a partir o dia 2 de março, com pontos fixos e também de drive thru. Os detalhes do cronograma foram divulgados neste sábado (27) pela Secretaria de Saúde.

Na quarta-feira (3), serão abertos mais de 30 pontos fixos de vacinação (veja lista no final do texto) , destinados exclusivamente para pessoas de 85 a 89 anos. Para ser vacinado só precisa o idoso ir até um dos locais de vacinação com um documento de identificação pessoal oficial e o cartão do SUS, não necessitando realizar agendamento.

Para este público, foram disponibilizadas 3.160 doses, que é suficiente para vacinar todas as pessoas nessa faixa etária de idade no município.

No planejamento ficou definido que a vacina será oferecida em larga escala para idosos entre 85 e 89 anos, e para públicos específicos de idosos entre 80 e 84 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), idosos de instituições de longa permanência que ainda não receberam a vacina também serão imunizados.

Na próxima terça-feira (2), será realizada a vacinação no formato drive thru para idosos que tem entre 85 e 89 anos. Na quarta-feira (3), esse formato de vacinação será para idosos entre 80 e 84 anos.

Para cada dia de vacinação drive thru foram destinadas 800 vagas e os interessados devem fazer o agendamento através do site disponibilizado pela SMS. As ações de vacinação dentro dos carros acontecerão no estacionamento do Clube Campestre, das 8h às 16h, e apenas pessoas agendadas serão atendidas.

Nos 31 postos montados nas escolas e nas unidades de saúde não serão vacinados os idosos de 80 a 84 anos. Essa medida foi tomada porque o quantitativo de doses enviado para este público é suficiente para imunizar apenas 26% dessas pessoas. São mais de 5 mil idosos de 80 a 84 anos e foram enviadas apenas 1.660 doses para este público.

Dessa forma, serão ofertadas as 800 vacinas no drive thru e o restante será aplicado nas casas dos idosos acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde que têm dificuldade de locomoção.

Durante a campanha realizada a partir do dia 2 de março também serão imunizados os idosos das casas de longa permanência que ainda não receberam a vacina.

Em Campina Grande são 17 instituições, mas apenas três têm cadastro junto ao Ministério da Saúde e, por isso, o município recebeu inicialmente apenas 160 doses para este público, mesmo tendo 467 pessoas idosas vivendo em abrigos. Agora, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar a vacinação dessas pessoas.

Confira o cronograma de vacinação:

  • Idoso de 85 a 89 anos de idade :

2 de março – Drive-thru (Agendamento no site)

3 de março – 31 pontos de vacinação (Não precisa de agendamento)

  • Idosos de 80 a 84 anos de idade:

3 de março – Drive-thru (Agendamento no site)

4 a 12 de março – Vacinação exclusiva dos idosos com dificuldade de locomoção nas residências (Não precisa de agendamento)

Pontos fixos de vacinação para idosos de 85 a 89 anos no dia 3 de março:

  1. Complexo Plínio Lemos
  2. Escola Municipal Tiradentes
  3. Escola Municipal Apôlonia Amorim
  4. CEAI Antônio Mariz
  5. CEAI Municipal da Ramadinha
  6. Escola Municipal Estelita Cruz
  7. Policlínica Das Malvinas
  8. UBSF Campos Sales
  9. UBSF Malvinas V
  10. UBSF Monte Santo
  11. UBSF Jardim Tavares
  12. Centro De Saúde Catolé
  13. Centro De Saúde Bela Vista
  14. UBSF Rosa Mística
  15. UBSF Liberdade
  16. UBSF Argemiro de Figueiredo
  17. UBSF Boa Vista
  18. Escola Municipal Maria Das Vitórias
  19. Escola Municipal Lafaiete Cavalcante
  20. UBSF Jocel Fechine
  21. Escola Municipal Professor Francisca Zena

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba