Com baixo estoque de sangue, Hemocentro da Paraíba pede doações para antes do feriado

Atendimento aos doadores e pacientes não será feito neste sábado, por conta do Dia do Trabalhador.

Por G1 PB


Hemocentro da Paraíba pede doações; situação de estoque se encontra abaixo do ideal, especialmente os tipos sanguíneos negativos. — Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba/Arquivo

O Hemocentro da Paraíba (SES/PB) está convocando doadores voluntários a comparecerem antes deste sábado (1º), devido aos estoques de sangue que estão em situação abaixo do ideal, especialmente os tipos sanguíneos negativos.

O pedido acontece porque o hemocentro não realizará atendimento aos doadores e pacientes neste sábado, devido ao feriado nacional do Dia do Trabalhador.

O Hemocentro da Paraíba atende às unidades hospitalares de todo Estado, portanto é necessário manter um nível estratégico de bolsas para casos de urgência e emergência.

O agendamento da doação foi adotado como forma de prevenção a Covid-19, pois evita aglomerações. Na capital, o agendamento pode ser realizado por mensagem no telefone (83) 3133-3473. Para Campina Grande o telefone é o (83) 3344-5475.

As coletas são feitas das 7h às 17h30 na sua sede, na avenida Pedro II, 119, em Jaguaribe, em João Pessoa, ao lado da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB).

Em Campina Grande, o Hemocentro Regional funciona na Rua Eutécio Vital Ribeiro, S/N, no bairro do Catolé.

No interior do Estado a doação pode ser realizada em Patos, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Piancó, Itaporanga e Guarabira.

O hemocentro informa ainda que as unidades redobraram os cuidados e seguem os protolocos determinados pelo Ministério da Saúde e SES/PB para garantir a segurança dos doadores e ampliar a prevenção de contágio da Covid-19 nos ambientes da unidade.

Saiba o que é preciso para ser um doador

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado (evitar alimentação copiosa e gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
  • Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
  • Quem mora ou visitou a cidade de Conde e suas praias estão impedidos temporariamente de doar;
  • Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses;
  • Candidatos à doação que tiveram Covid-19 estando totalmente sem sintomas da doença podem doar sangue 30 dias após a cura;
  • Já a vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca impede a doação por 7 dias e da Cononavac por 48h.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba