Metrô reforça viagens para levar foliões ao Galo da Madrugada

Expectativa é que 430 mil pessoas circulem pela Estação Recife no Sábado de Zé Pereira (2). Tempo de viagem é o mesmo dos horários de pico nos dias de semana.

Por Arlene Carvalho, G1 PE


Multidão no Galo da Madrugada 2018 — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Para atender os cerca de 430 mil de foliões que devem usar o metrô no sábado (2), dia do Galo da Madrugada, o número de viagens para a chegada até a Estação Recife é reforçado. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o intervalo entre os trens vai ser de cinco minutos na Linha Centro, e sete na Linha Sul.

Ao longo do dia, após o começo do desfile, o tempo entre as viagens vai ser ajustado de acordo com a demanda do público. O metrô vai funcionar das 5h às 23h. Segundo a CBTU, nos sábados, os intervalos costumam ser de de 8 minutos na Linha Centro e 9 minutos e 30 segundos na Linha Sul, podendo haver alterações.

Assim como em anos anteriores, as estações da Linha Sul e do VLT funcionam apenas para desembarque das 14h às 20h. Quem precisar embarcar para a Zona Sul, poderá usar as estações do Recife ou de Joana Bezerra, ambas na área central da cidade.

Metrô do Recife funciona no Sábado de Zé Pereira (2) no mesmo horário de um dia de semana — Foto: Oton Veiga/TV Globo

Para auxiliar na segurança, o metrô conta com o auxílio de uma central de câmeras com 1380 equipamentos de alta definição, desde novembro de 2018. As imagens captadas são analisadas 24 horas por dia e, durante o desfile do Galo da Madrugada, contam com o reforço de agentes da Polícia Militar e Civil para atuação em ocorrências.

Ainda de acordo com a CBTU, 1.370 funcionários da parte de operação, manutenção e segurança devem trabalhar neste dia. O número é quatro vezes maior que nos dias normais.

Juizado do Folião

Na Estação Recife e no Fórum Thomaz de Aquino, na área central da cidade, vai funcionar o Juizado do Folião. O espaço reúne diversas entidades para resolver casos de menor potencial ofensivo, ou seja, com penas de até dois anos.

Segundo a coordenador do Juizado do Folião, Gisele Resende, a fase preliminar de processos como injúria, calúnia, difamação, agressão, lesão corporal, entre outros, podem ser resolvidas já no local.

Casos que se enquadrem na Lei 13.718, que tipifica o crime de importunação sexual, não poderão ser resolvidos no local e serão encaminhados a uma central de flagrantes. O mesmo vale para crimes que sejam avaliados pelo delegado de plantão como de “maior potencial ofensivo”.

Desfile do Galo da Madrugada levou uma multidão para as ruas do bairro de São José em 2018 — Foto: Reprodução/TV Globo

Ouvidoria

Casos que se enquadrem na Lei 13.718, que tipifica o crime de importunação sexual, não poderão ser resolvidos no local e serão encaminhados a uma central de flagrantes. O mesmo vale para crimes que sejam avaliados pelo delegado de plantão como de “maior potencial ofensivo”.

Nos mesmos locais do Juizado do Folião, também funcionam a Ouvidoria Social. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado, o órgão conta com uma equipe multidisciplinar que vai receber e dar encaminhamento a denúncias de violações de direitos dos foliões.

Os pontos físicos da Ouvidoria Social funcionam apenas no dia do Galo da Madrugada. Entretanto, durante todo o carnaval, a estrutura estará de plantão pelo telefone: 0800.081.4421.