Por G1 PR — Curitiba


56 presos presos da Penitenciária de Piraquara testaram positivo para Covid-19 — Foto: Leo Correa/AP

De 67 presos testados na Penitenciária Estadual de Piraquara 1 (PEP I), na Região Metropolitana de Curitiba, 56 foram diagnosticados com a Covid-19. Os testes foram realizados na quinta-feira (16).

De acordo com a direção da penitenciária, os presos estão com sintomas leves ou assintomáticos.

Como medida de prevenção ao aumento de contaminados, a unidade vai suspender as atividades e movimentações pelo período de 14 dias, segundo a direção.

O Complexo Médico Penal (CMP) vai fornecer apoio médico ao setor de enfermagem da unidade durante os dias em que a penitenciária estiver fechada, para testagem massiva dos presos.

Conforme a direção ainda, todos os servidores que quiserem ser testados ou apresentarem sintomas serão encaminhados ao Hospital Oswaldo Cruz, para testagem "drive thru".

"A gestão desta unidade junto ao setor de enfermagem e a equipe médica do CMP não medirão esforços para conter o avanço da contaminação do Covid-19 dentro desta PEP I. Contamos com a compreensão de todos", afirmou a direção.

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desta sexta-feira (17), Piraquara registra 560 casos confirmados e 31 mortes pelo coronavírus.

No total, o estado tem 50.761 casos da doença, com 1.273 mortes. A taxa de letalidade da doença no Paraná é de 2,5%.

O Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) disse que pedirá que todos os servidores da penitenciária sejam testados e que aqueles que vão trabalhar na quarentena recebam equipamentos de proteção semelhantes aos usados em hospitais.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!