Por RPC Curitiba


Já estão em Curitiba os 30 blindados doados pelos EUA para o exército brasileiro

Já estão em Curitiba os 30 blindados doados pelos EUA para o exército brasileiro

Trinta tanques blindados, que foram doados pelos Estados Unidos ao Exército Brasileiro, chegaram a Curitiba nesta quinta-feira (17).

Os veículos saíram de Galveston, no Texas, para serem usados em treinamento, combate e defesa. Eles chegaram no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, na terça-feira (15).

Na quarta-feira (16), 15 carretas especiais fizeram o deslocamento da carga do Porto de Paranaguá até a capital, pela BR-277.

Em Curitiba, o equipamento será desmontado, revisado e modernizado dentro dos padrões das Forças Armadas Brasileiras.

A expectativa é de que até o fim de 2021 os tanques estejam prontos para utilização em operações. Depois disso, alguns blindados serão levados para o Rio Grande do Sul, mas a maior parte dos veículos ficará no Paraná.

"Os comandantes das nossas unidades blindadas vão ter a oportunidade de conduzir as operações militares, dando mobilidade, dando proteção blindada e permitindo que ele faça esse comando de uma posição serrada junto à sua tropa", disse o coronel Marcelo Sérgio, diretor do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar.

30 tanques blindados, doados pelos Estados Unidos ao Exército Brasileiro, chegam em Curitiba — Foto: Reprodução/RPC

Modelo dos tanques

Os blindados são do modelo M577 A2, possuem um motor diesel de 212 cavalos e podem ser adaptados para funcionar como ambulância ou central de comunicações.

Cada viatura pesa aproximadamente 12 toneladas. Elas foram produzidas nos Estados Unidos na década de 60 e com a manutenção podem ser utilizados em operações por mais 20 anos.

Caso o Exército Brasileiro fosse comprar todas as viaturas que foram doadas, o custo sairia em torno de um milhão de dólares.

Os blindados podem ser adaptados para funcionar como ambulância ou central de comunicações — Foto: Reprodução/RPC

Doação

De acordo com o Governo do Paraná, os Estados Unidos costumam doar equipamentos usados a nações amigas, que posteriormente fazem a restauração e modernização, e dão nova vida útil aos tanques.

Foram recebidos no Porto de Paranaguá 96 tanques em outubro de 2018 e outros 52 veículos blindados em setembro de 2016.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!