Eleições 2018 no Rio de Janeiro

Por G1 Rio


Boulos participou de evento na PUC-Rio nesta terça-feira(18) — Foto: G1 Rio

O candidato do PSOL à presidência da República, Guilherme Boulos, disse nesta terça-feira (18), em visita ao Rio de Janeiro, que daria o indulto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente preso em Curitiba. Mais cedo, o candidato do PT, Fernando Haddad, afirmou em entrevista ao G1 e à CBN que negaria o benefício.

"Eu daria o indulto. A condenação do Lula, do meu ponto de vista, foi política e injusta", afirmou Boulos ao ser questionado sobre a fala de Haddad.

"[Lula] foi condenado com base em delações e com o objetivo claro de tirá-lo das eleições. Quando o judiciário escolhe quem pode participar de uma eleição por preferência política, aí fica difícil chamar de democracia", disse o presidenciável, em sabatina realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).

Boulos já havia afirmado que concederia o indulto a Lula, também em entrevista à CBN. Ao voltar ao tema, ele fez um acréscimo de que havia outros casos nos quais pediria o mesmo indulto, inclusive a Rafael Braga preso nas manifestações de 2013, e atualmente cumprindo pena em prisão domiciliar por associação ao tráfico de drogas;

"Eu daria sim o indulto ao Lula. Mas não daria apenas ao Lula, daria também ao Rafael Braga, preso em 2013 com uma garrafa de Pinho Sol. A seletividade do judiciário não começa com o Lula e não termina com o Lula", afirmou ele.

O presidenciável do PSOL também criticou Jair Bolsonaro por dizer, no domingo (16), que a possilidade de perder a eleição "na fraude" para o candidato do PT, Fernando Haddad, é "concreta". Boulos afirmou que o resultado que sair das urnas em outubro deve ser respeitado.

“São declarações de quem não tem apreço pela democracia. São declarações de quem quer virar a mesa antes do jogo acabar”, afirmou.

Psolista participou de sabatina e respondeu perguntas de alunos na manhã desta terça-feira (18) — Foto: G1 Rio

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?