Por Erick Rianelli, RJ1


Traficantes cortam fios e obrigam moradores a usar internet e telefone de uma única empresa, em Belford Roxo

Traficantes cortam fios e obrigam moradores a usar internet e telefone de uma única empresa, em Belford Roxo

Moradores de Belford Roxo denunciaram que traficantes de vários bairros de Belford Roxo,na Baixada Fluminense, estão cortando cabos de telefonia para obrigar moradores a assinarem um serviço de provedor de internet apoiado por eles. A Polícia Civil e o Ministério Público investigam.

A qualidade do serviço, no entanto, é péssima, segundo os moradores, que dizem ainda que o problema é antigo. Serviços de entrega ou de carros de aplicativo são proibidos de atuarem na área pelos criminosos.

"Eu e vários moradores da minha rua e de ruas adjacentes ficamos com os nossos telefones mudos e sem sinal de internet. Cortaram o sinal de todo mundo, aqui a gente não tem mais sinal nenhum", contou um morador que preferiu não se identificar.

Os bairros afetados Bom Pastor, Jardim Gláucia, Jardim Redentor, Jardim Ideal E a favela Gogó Da Ema. Quem tenta contratar outros serviços sofre ameaças.

"Se a gente for tentar fazer qualquer outro tipo de plano com qualquer outra empresa que preste o mesmo serviço, a gente sofre ameaças, a gente sofre perseguições", relatou.

"A gente já tentou por várias vezes colocar serviço de internet tanto da Oi, quanto da Net, na época, mas nunca conseguimos, porque sempre que a gente pedia, vinha um técnico e esse técnico era ameaçado. E passou um tempo, as empresas começaram a se negar a fazer a prestação de serviço.", afirmou outro morador.

Em nota, a Oi afirmou que vem enfrentando dificuldades recorrentes para manter os serviços de telefonia móvel e internet em algumas regiões do Estado, e confirmou que as equipes técnicas têm sido impedidas de acessar e operar as redes.

Entrega prejudicada

Quem precisa das entregas dos Correios nos bairros de Belford Roxo também vem tendo dificuldades. Um anúncio da estatal deixa claro o problema.

Moradores contam que, para ter direito a receber encomendas, é preciso pagar uma taxa de R$ 5 ao tráfico.

"O bairro Bom Pastor está temporariamente caracterizado como área com restrição de entrega domiciliar. Em função das ocorrências registradas nos bairros Jardim Gláucia e Jardim Redentor, a distribuição domiciliária também foi suspensa."

Desde novembro, o Disque Denúncia já recebeu 23 queixas sobre a exploração, por criminosos, dos serviços de TV, internet e telefonia em Belford Roxo. As denúncias envolvem traficantes e milicianos.

Vídeos: Os mais vistos do Rio nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!