Por Gabriel Barreira, G1 Rio


VÍDEO: 'Nosso desejo é que o Rio seja a cidade do mundo inteiro que melhor celebre esse momento de reencontro da civilização com ela mesma', diz Eduardo Paes

VÍDEO: 'Nosso desejo é que o Rio seja a cidade do mundo inteiro que melhor celebre esse momento de reencontro da civilização com ela mesma', diz Eduardo Paes

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (29), um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade. Serão 3 etapas, de 2 de setembro até 15 de novembro.

O anúncio também incluiu a programação para o réveillon e o carnaval e uma celebração de quatro dias com diversos eventos pela cidade, entre 2 e 6 de setembro – medida criticada por especialistas (leia abaixo o que dizem).

A primeira etapa, que prevê a reabertura de estádios e boates com 50% do público, depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose.

Hoje, no Rio, há 3.727.738 pessoas vacinadas (73% da população adulta) com primeira dose, e 1.536.740 imunizados com as duas doses.

A meta da prefeitura é ter, até o início de setembro, 4.751.823 vacinados com a primeira dose91% da população adulta. Até novembro, o objetivo é atingir 93% de imunizados com a primeira dose e 90%, com as duas doses.

LEIA TAMBÉM:

Veja como será a liberação

Fase de reabertura no RIo — Foto: Reprodução

2 de setembro:

  • liberação de eventos em ambientes abertos;
  • estádios: 50% do público com vacinação completa;
  • boates, casas de shows e festas em áreas fechadas: 50% do público também vacinados com 1ª e segunda dose.

17 de outubro:

  • estádios: 100% do público com vacinação completa;
  • boates, casas de shows e festas em áreas fechadas: 100% do público com vacinação completa.

Os eventos terão checagem de situação vacinal das pessoas, com o aplicativo Connect SUS, do Ministério da Saúde, segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz. Quem não tiver sido vacinado, será barrado.

15 de novembro:

  • uso de máscara obrigatório só no transporte público e em unidades de saúde;
  • livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento.

Lançamento com festa

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a reabertura será acompanhada de uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro, em toda a cidade .

Paes disse que o planejamento é otimista e conservador ao mesmo tempo.

"Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante, imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas (...) Tudo indica, nesse momento, os dados, internações, óbitos, que a gente vive um momento melhor. Não é um momento ideal ainda, por isso as restrições continuam e a abertura é gradual", disse.

Entre 2 e 5 de setembro, a prefeitura prevê:

  • fechamento de ruas para o trânsito;
  • eventos em pólos gastronômicos;
  • DJs em pontos da orla;
  • iluminações e projeções;
  • apresentações musicais;
  • ponto facultativo no dia 3 de setembro (sexta-feira);
  • manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos com priorização de artistas locais;
  • meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade;
  • mapping e orquestra nos Arcos da Lapa;
  • programação especial nas cidades das Artes e do Samba;
  • atividades em todas as vilas olímpicas da cidade;
  • meditação, tai chi chuan e ioga em praças e parques;
  • Taça Renasce Rio: partida comemorativa ("de preferência no Maracanã", diz Paes) com 50% do público;
  • campeonato de futebol solidário em comunidades;
  • Jogos de Botequim.

O que dizem especialistas

Especialistas viram com cautela as medidas propostas e dizem que o comitê científico não foi consultado. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que só alguns membros foram ouvidos.

Para Roberto Medronho, infectologista e epidemiologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liberar estádios para 100% a partir de outubro é "muito complicado".

"O plano proposto pela prefeitura eu considero no minimo uma temeridade. Nós temos agora a variante delta no nosso país, e espalhando inclusive no Rio de Janeiro. Nós temos uma boa cobertura vacinal no município, mas não temos certeza de que a efetividade da vacina seja a mesma do que das cepas anteriores do vírus. Então, a briga, agora, nós podemos ter problemas de aumento da transmissibilidade da doença", diz o infectologista.

A pneumologista Margareth Dalcomo, da Fiocruz, diz que entende a intenção da prefeitura, mas vê com preocupação as medidas:

"A intenção da prefeitura é a melhor possível no sentido de trazer um pouco de alegria no momento em que passou um ano e meio de muito luta, perda, tristeza, um impacto sobre toda a população, entendo que do ponto de vista de agregar, de fazer algo coletivo agradável sem duvida nenhuma. Alerto que isso tudo tem um risco, um risco que é razoavelmente calculado e um risco que é fora de controle, sem duvida nenhuma."

"O vírus permanecerá endêmico entre nós por muito tempo, de modo que eu manteria cuidados. Alertaria a opinião pública para que tivesse muito cuidado com aglomerações, cuidado com lavagem, cuidados pessoais e coletivos ainda por todo o ano de 2021, seguramente", disse Dalcomo.

A especialista lembrou que a variante delta da Covid já está circulando mas, embora tenha melhorado o ritmo de vacinação, a dinâmica de imunização ainda está longe de uma situação de cobertura (vacinal), que ela afirma ser de 80% da população vacinada.

"Seria aquele [percentual] que eu, particularmente, consideraria confortável para que procedêssemos a algumas aberturas", opinou Dalcomo.

A pneumologista reforçou a recomendação de uso de máscara. Segundo ela, o uso do item é fundamental sobretudo em ambientes fechados, e não só em estabelecimentos de saúde – como hospitais, UPAs etc.

"Olha o que aconteceu com países que liberaram... Já voltaram atrás por força da transmissão de cepas muito contagiantes, como nós sabemos. (...) Eu não liberaria de modo algum o uso de máscara em qualquer ambiente, a não ser em ambiente ao ar livre", alertou Dalcomo.

'Maior réveillon da história', diz Paes

Show de cores e imagens durou 14 minutos no último réveillon com público na Praia de Copacabana (Arquivo) — Foto: Felipe Grandim/G1 Rio

O prefeito disse ainda que o réveillon será o "maior da história da cidade" e que o carnaval, se tudo caminhar como o previsto, será realizado.

Paes disse que semana que vem a prefeitura divulga o caderno de encargos da festa de Ano Novo e lembrou que a cessão do Sambódromo foi assinada.

"Já estamos quase fechando os detalhes do apoio e do patrocínio que a prefeitura fará para as escolas de samba. Há uma cláusula que diz: 'Olha, caso não aconteça, na data programada, as escolas terão a obrigação de fazer numa data programada pela prefeitura'. Mas nós estamos programando diante dos dados – aí, desculpe, são os epidemiologistas que podem nos dizer – que a gente vai ter, sim, réveillon e carnaval."

Projeto de liberação do Rio de Novo

Rio anuncia etapas do plano de flexibilização — Foto: Reprodução

O anúncio é considerado um "plano de voo" das atividades que vão ser liberadas até o fim do ano, conforme o avanço da vacinação.

O prefeito explicou que pretende vacinar adultos com a primeira dose até o dia 18 de agosto. E, assim como projetou um calendário de vacinação, decidiu anunciar um calendário para o carioca "poder ter de novo uma vida normal". O plano foi denominado Rio De Novo.

"Nosso desejo é que o Rio seja a cidade do mundo inteiro que celebre o reencontro da vida com ela mesma."

Pré requisito para redução de restrições:

  • Cenário epidemiológico favorável
  • Continuidade da chegada de vacinas
  • Manutenção da vacinação dos cariocas
  • Alta cobertura vacinal completa acima de 60 anos

A realização do plano anunciado nesta quinta vai depender da concretização do calendário de vacinação, que pretende imunizar todos adultos, com a primeira dose, até agosto.

Na véspera, o prefeito Eduardo Paes (PSD) admitiu que tentou pressionar Brasília, quando divulgou o calendário de vacinação com base na estimativa de entrega das vacinas do governo federal.

"Outro dia me disseram que eu não deveria ter divulgado o calendário sem ter a certeza que o ministério (da Saúde) iria enviar as vacinas. Falei que temos que divulgar o calendário para que, caso atrase, a gente tenha pressão popular e, dessa forma, a vacina chegue logo."

Rock in Rio e feriado

O período de um ano de celebrações termina em 2 de setembro, exatamente quando começa o Rock in Rio 2022 – a edição de 2021 foi adiada devido à Covid.

Paes anunciou nesta quinta que pretende que a abertura do evento, em 2 de setembro de 2022, seja transformada em feriado na cidade – a pauta depende de aprovação da Câmara Municipal. A data seria chamada de Dia do Reencontro.

A organização do festival promete divulgar, nas próximas semanas, novidades e nomes de bandas e artistas confirmados.

Flamengo pede volta de público aos estádios

Paes também comentou a polêmica sobre o pedido do Flamengo para ter público de volta em estádios:

"Em relação ao jogo do Flamengo, o Flamengo fez uma proposta específica, ela está sendo analisada hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposta chegou só ontem, ela não teve uma reposta até ontem porque ninguém tinha pedido, não é porque eu sou vascaíno", disse Paes, antes de perguntar o time do secretário Daniel Soranz, que é flamenguista.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!