Terra da Gente

Por Ananda Porto, Terra da Gente


Gaturamo-verdadeiro se difere das outras espécies por não ter penas azuladas na região da garganta — Foto: Ananda Porto/ TG

Que ave possui as penas em amarelo e azul? Nesse jogo de adivinhação com certeza alguns nomes seriam citados, como: gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea), fim-fim (Euphonia chlorotica), e cais-cais (Euphonia chalybea). Essas três espécies se encaixam na citação e são muito semelhantes. Não à toa são frequentemente confundidas pelos admiradores da natureza. Mas, apesar de apresentarem características parecidas, as três aves, que pertencem à família Fringillidae, se diferem por pequenos detalhes, como canto, tamanho e distribuição.

Tratando-se da aparência , o gaturamo-verdadeiro se diferencia imediatamente entre as três, pois não apresenta penas azuladas na região da garganta e pescoço; características comuns nos outros dois parentes.

Mas como identificar se a ave azul e amarela é um cais-cais ou um fim-fim? As principais diferenças entre essas duas aves estão no tamanho e na área de ocorrência.

Fim-fim e cais-cais são muito parecidos, porém apresentam diferenças — Foto: Fotos: Francisco Falcon e Norton Santos / Arte TG

O fim-fim mede em torno de 9,5 centímetros, enquanto o cais-cais é maior, medindo 12,5 centímetros. Essa diferença, portanto, é quase imperceptível . No entanto, se você reparar com atenção, se dará conta que no cais-cais a mancha amarela na fronte, região acima do bico, não se estende depois dos olhos, enquanto no fim-fim a mancha é mais extensa e geralmente ultrapassa a linha dos olhos. Outra diferença é que a mancha azul da garganta do cais-cais está restrita apenas a uma pequena área logo abaixo do bico. Já no fim-fim a mancha desce até quase o peito.

Uma pista que pode ajudar a identificar as duas espécies é considerar a área em que você a observou. Isto porque o fim-fim, que se distribui por todo o País, habita áreas de matas baixas e ralas de Cerrado, Caatinga, Cocais e matas serranas, enquanto o cais-cais vive só na região Sul e Sudeste do Brasil e prefere viver na copa das árvores ,em regiões de montanha.

Outra forma de identificar essas três espécies é ouvindo o canto de cada uma delas. O gaturamo-verdadeiro tem um canto rápido e persistente, com habilidade ainda de imitar outras aves. Já o fim-fim parece soar o próprio nome quando canta, tendo um canto mais lento e parecido com o de um pintassilgo. E o cais-cais tem um canto monótono e que parecem soar também o nome popular.

Fim-fim pode ser encontrado em todo o Brasil — Foto: Rudimar Narciso Cipriani

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1