Por César Menezes, Jornal Nacional — São Paulo


A cada 100 vítimas de homicídio no Brasil, 71 são negras, diz estudo

A cada 100 vítimas de homicídio no Brasil, 71 são negras, diz estudo

Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra como a população negra está mais exposta à violência no Brasil. Os negros representam 54% da população, mas são 71% das vítimas de homicídio.

O levantamento mostrou que o abismo entre brancos e negros aumentou na última década. Entre os mortos nos homicídios registrados de 2005 a 2015, o número de brancos caiu 12%. E o de negros, aumentou 18%.

Negros representam 71% das vítimas de homicídios no país — Foto: TV Globo/Reprodução

“Nós temos um legado histórico que nunca foi enfrentado”, diz Samira Bueno, coordenadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “São mais de três séculos de escravidão e nós nunca direcionamos, de forma efetiva e consistentes, políticas públicas para tirar essa população negra, que foi escravizada por tanto tempo, dessa situação de vulnerabilidade.

Polícia tenta identificar agressores de um rapaz que foi espancado no centro da cidade

Polícia tenta identificar agressores de um rapaz que foi espancado no centro da cidade

Esta semana, um ator negro foi vítima de racismo e violência em São Paulo. Diogo Cintra, de 24 anos, ainda exibe as marcas da violência pelo corpo: pés, braços, rosto marcados pelas pauladas, socos e mordidas de cachorro. Cintra conta que voltava de uma festa da companhia de teatro na qual trabalha quando foi abordado por dois homens pedindo que entregasse o celular e dinheiro. Como estava perto do terminal de ônibus, ele correu para pedir apoio aos vigilantes do local.

“Cheguei no Terminal pedindo ajuda para a vigilância e a vigilante falou: ‘Corre, sai daqui. A gente não tem como fazer nada, só corre'", disse em entrevista ao G1.

Cintra afirma que, após entregar o celular, foi "entregue" pelo segurança aos assaltantes, que o levaram para fora do terminal. Um dos vigilantes chegou a perguntar aos rapazes o que eles fariam. “Falaram que iam me levar para o rio que tem ali do lado. Comecei a me debater de desespero e os caras começaram a me bater. Socos, chutes, bater com pau”, relata.

Ator Diogo Cintra revela ter sido assaltado, agredido e vítima de racismo na madrugada de quarta-feira (15), den.ro do Terminal Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. — Foto: reprodução

A Polícia Civil investiga a agressão a Diogo. Procurada, a São Paulo Transporte (SPTrans) diz, por meio de nota, que solicitou esclarecimento à SPURBANUSS, responsável pela administração do Terminal Parque Dom Pedro II, e que "vai colaborar com as autoridades para elucidar os fatos."

"A SPTrans repudia quaisquer atos de agressões e racismo e, se comprovadas as denúncias, solicitará o afastamento imediato dos envolvidos."

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1