O que fazer em São Paulo

Por g1 SP


Trecho de poema escrito por pessoa abrigada no Arsenal da Esperança, na região central de São Paulo — Foto: Reprodução

Crônicas, poemas, cartas e letras de música fazem parte do livro "Os desafios da pandemia: histórias que ninguém conta", escrito a várias mãos por pessoas em situação de rua acolhidas no Arsenal da Esperança, um abrigo localizado na Zona Leste de São Paulo.

O produto foi elaborado após um concurso cultural promovido pela instituição: cerca de 70 autores participaram do projeto e narraram os desafios enfrentados durante a pandemia do novo coronavírus.

Ezequias, Walter e Leandro - primeiros colocados na competição literária - escreveram sobre a fragilidade da vida, a dor de quem vive nas ruas e o “contágio do amor” (confira na foto abaixo), respectivamente.

Texto escrito por Leandro foi um dos vencedores do concurso cultural promovido pelo Arsenal da Esperança — Foto: Divulgação

Exposição no Metrô de SP

Agora, os textos deles e de outras pessoas abrigadas no Arsenal da Esperança poderão ser lidos por quem passar em algumas estações de metrô da capital.

Até 31 de outubro, os relatos ficarão expostos na estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela.

A obra também ficará disponível para venda na sede do Arsenal e poderá ser adquirida em formato digital. O dinheiro arrecadado será revertido para as atividades promovidas pelo abrigo e para construção de trailers de banho itinerantes para moradores em situação de rua.

“Além dos textos, a exposição, que tem como curadoras Patrícia Strebinger e Desirée Suslick, traz imagens captadas pela fotógrafa Mônica Zanon. Ela registrou, de forma delicada, detalhes das expressões dos acolhidos pelo Arsenal da Esperança”, informou a assessoria das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pela operação das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Poema sobre a Covid-19 escrito por Cleuve, abrigada no Arsenal da Esperança — Foto: Divulgação

A partir de 3 dezembro, a exposição será transferida para a estação Paulista, também na Linha 4-Amarela, onde segue até 3 de janeiro de 2022.

No próximo ano, será a vez das estações Santa Cruz e Largo Treze, ambas na Linha 5-Lilás, receberem a mostra.

Exposição 'Os desafios da pandemia'

Linha 4-Amarela
Estação São Paulo-Morumbi:
de 2 a 31 de outubro
Estação Paulista: de 3 de dezembro a 3 de janeiro de 2022

Linha 5-Lilás
Estação Santa Cruz: de 5 a 31 de janeiro de 2022
Estação Largo Treze: de 3 a 28 de fevereiro de 2022

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!