Ceará chega à última rodada dependendo apenas de si para ficar na Série A; confira cenários

Derrota do Cruzeiro para o Grêmio deixa Vovô com vantagem na luta contra o rebaixamento

Por Luciano Rodrigues — Fortaleza, CE


Ceará x Corinthians, Arena Castelão — Foto: Kid Júnior

A rodada que parecia aproximar o Ceará da queda para a Série B do Brasileirão, principalmente após a derrota para o Corinthians, ainda reservava emoções para os alvinegros. Na noite desta quinta-feira (5), o Grêmio venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no complemento da 37ª rodada, resultado que beneficiou com o Vovô. Com o atual cenário, o time cearense fica a um empate de garantir a permanência na Série A em 2020.

A derrota da Raposa não altera as pontuações e as posições na tabela. Com 36 pontos, o Cruzeiro é o 17º colocado, primeiro time dentro do Z-4. O Ceará tem 38 pontos, e está na 16ª posição. Com a situação favorável na pontuação e nos critérios de desempate, o Vovô está a um ponto de evitar a queda.

Para conquistar o objetivo, o Ceará vai enfrentar o Botafogo no próximo domingo (8), às 16 horas, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e precisa de apenas um empate. Apesar de depender apenas dos próprios esforços, o Vovô fica de olho em Belo Horizonte, onde o Cruzeiro recebe o Palmeiras no Mineirão. Confira os cenários que beneficiam o Ceará na última rodada:

Se vencer o Botafogo

O Ceará vai a 41 pontos e fica na 16ª posição. Independentemente do resultado no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, o Vovô se garante na Série A de 2020.

Se empatar com o Botafogo

O time cearense vai a 39 pontos e continua em 16º. Mesmo que o Cruzeiro vença o Palmeiras e iguale a pontuação, o Ceará fica na frente por ter maior número de vitórias (10 x 8, em caso de triunfo cruzeirense).

Se perder para o Botafogo

Esta é a única possibilidade de rebaixamento do Ceará. O Vovô permanece com 38 pontos, e só fica na elite do Brasileirão caso o Cruzeiro não vença (pode empatar ou perder). Uma vitória da Raposa em cima do Palmeiras rebaixa o Vovô.

O Ceará ainda treina na manhã desta sexta-feira (6) antes do jogo contra o Botafogo. Durante a tarde, o time segue para o Rio de Janeiro, onde finaliza a preparação no sábado no CT da Gávea, do Flamengo.