Chile anuncia uruguaio Martín Lasarte como novo técnico para substituir Reinaldo Rueda

Treinador, de 59 anos, estava sem clube desde 2019, quando deixou o Al Ahly, do Egito

Por Redação do ge — Santiago


A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile anunciou o uruguaio Martín Lasarte, de 59 anos, como novo técnico da seleção do país. O treinador assume o lugar deixado por Reinaldo Rueda, que saiu da equipe para voltar ao comando da Colômbia.

Lasarte assinou contrato até o fim da disputa das eliminatórias, com renovação automática, caso o Chile conquiste a vaga na Copa do Mundo do Catar de 2022. O técnico tem passagem marcante pelo futebol chileno entre 2011 e 2016, quando treinou dois dos três maiores clubes do país: Universidad Católica e Universidad de Chile.

Martín Lasarte comandou Universidad Católica e Universidad de Chile, entre 2011 e 2016 — Foto: Alex Reyes/Getty Images

A indefinição de um nome para a La Roja estava incomodando os principais jogadores do país, segundo relatos da imprensa chilena. Lasarte foi anunciado um mês após a oficialização da saída de Reinaldo Rueda da seleção.

O anúncio do Chile influencia na procura de São Paulo e Santos por um novo técnico. Os argentinos Hernán Crespo, principal alvo do Tricolor, e Sebastián Beccacece, na mira do Peixe, estavam entre os cotados para assumir a seleção chilena.

O último trabalho do treinador uruguaio foi no Al Ahly, clube egípcio que está no Mundial de Clubes. Ele comandou a equipe africana em 2019 e ficou sem time durante 2020.

Lasarte é treinador desde 1996, quando começou a carreira no Rampla Juniors. Trabalhou no Nacional-URU em dois períodos e também no River Plate-URU. Foi cinco vezes campeão uruguaio. Treinou também Universidad Católica e Universidad de Chile, além da Real Sociedad, da Espanha, entre 2009 e 2011.

O Chile está na sexta posição das eliminatórias, com quatro pontos. A estreia de Martín Lasarte será contra o Paraguai, no dia 25 de março, em Santiago.

Último trabalho de Martín Lasarte foi em 2019 no Al Ahly, time egípcio que está no Mundial de Clubes — Foto: Divulgação/Al Ahly