Equatoriano José Angulo é suspenso por quatro anos por uso de cocaína

Destaque da Libertadores de 2016 com o Independiente del Valle, jovem, de 22 anos, cumpriu um ano de gancho, voltou a jogar, mas teve pena ampliada pela Corte Arbitral do Esporte

Por GloboEsporte.com — Lausanne, Suíça


O atacante equatoriano José Angulo, de 22 anos, foi suspenso por quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) por uso de cocaína. Angulo, destaque do Independiente del Valle no vice-campeonato da Libertadores de 2016, foi pego no exame antidoping realizado um dia antes do segundo jogo da decisão do torneio continental, contra o Atlético Nacional, em 26 de julho do ano passado.

José Angulo, em ação pelo Independiente del Valle na final da Libertadores de 2016 — Foto: EFE

O equatoriano foi punido com um ano de suspensão pela Conmebol, mas a Fifa apelou ao TAS, que acatou o recurso e ampliou a pena do jogador. Em seu comunicado, a corte máxima do esporte mundial diz que ouviu todas as partes ouvidas no processo, além de especialistas e constatou que “os fatos apresentados pelo jogador não correspondem com a prova produzida pelos especialistas científicos”.

A contagem dos quatro anos começa a partir do dia 26 de julho de 2016, data da primeira parte da suspensão. O jovem atacante atuou nos 16 jogos do Independiente del Valle na Libertadores do ano passado e marcou cinco gols. Após ser destaque na surpreendente campanha da equipe equatoriana, José Angulo foi contratado pelo Granada, da Espanha, por € 4 milhões (R$ 14,5 milhões na cotação da época). No entanto, depois do resultado do exame antidoping, os espanhóis rescindiram o contrato, e o atleta voltou ao Del Valle.

Angulo já havia voltado a jogar depois de cumprir um ano de suspensão imposto pela Conmebol. Ele jogou em nove partidas pelo Independiente del Valle pela Segunda Etapa do Campeonato Equatoriano e ajudou a equipe a garantir uma vaga na segunda fase prévia da Libertadores. Com a nova punição, José Angulo só voltará a jogar em 2020, quanto terá 25 anos de idade.

José Angulo chegou a ser apresentado pelo Granada, mas o time espanhol rescindiu o contrato com o equatoriano logo após o teste positivo para cocaína — Foto: EFE