Choque-Rei retrô: reveja vitórias marcantes do São Paulo no antigo estádio do rival

Antes de o Palmeiras inaugurar a Arena, Tricolor foi feliz na casa do adversário. Mas depois... 

Por Leandro Canônico e Marcelo Hazan — São Paulo


Choque-Rei na Arena Palmeiras é sinônimo de jejum do São Paulo. São cinco derrotas em cinco jogos depois da reforma no antigo Palestra Itália, onde o Tricolor venceu pela última vez em 2007. O clube do Morumbi empatou mais duas e perdeu outras duas entre esta última vitória e a inauguração da arena.

Nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), o São Paulo tentará somar o primeiro ponto na casa do rival alviverde, em partida válida pela 11ª rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista.

Abaixo o GloboEsporte.com relembra três vitórias marcantes do Tricolor sobre o Palmeiras no estádio. A reforma no local ocorreu entre 2010 (ano da última partida do antigo Palestra, em julho, contra o Boca Juniors) e 2014 (jogo de inauguração da Arena, diante do Sport, em novembro).

29/08/2007: última vitória na antiga casa do rival

Relembre o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2007

Comandado por Muricy Ramalho, hoje comentarista do SporTV, o São Paulo venceu o rival com um gol originado em uma bela jogada combinada entre Dagoberto, Jorge Wagner e Aloísio (veja no vídeo acima).

O jogo também está na memória dos são-paulinos por um drible de Rogério Ceni em Edmundo. À época líder do Brasileirão, o Tricolor disparou na primeira posição e no fim foi campeão.

A equipe atuou com: Rogério Ceni; Souza, Breno, Miranda e Jorge Wagner; Alex Silva (André Dias, intervalo), Hernanes, Richarlyson e Leandro; Dagoberto (Hugo, 31 do 2º) e Aloísio (Borges, 42 do 2º).

18/05/2005: o golaço de Cicinho

São Paulo eliminou o Palmeiras na Libertadores de 2005

Cicinho, que vai dar entrevista coletiva no São Paulo nesta terça-feira, às 11h (o tema ainda é mantido em sigilo), tem boas lembranças do Choque-Rei. Em 2005, por exemplo, o lateral-direito foi protagonista de um clássico que reunia os ídolos e goleiros Rogério Ceni e Marcos.

O primeiro Choque-Rei das oitavas de final da Taça Libertadores colocou o pé esquerdo de Cicinho em alta. De fora da área, ele acertou o ângulo esquerdo de Marcos e definiu a vitória por 1 a 0, no antigo Palestra Itália (veja no vídeo acima).

A classificação do Tricolor foi confirmada posteriormente no segundo jogo com nova vitória, por 2 a 0, no Morumbi.

O São Paulo entrou em campo com: Rogério Ceni; Cicinho, Fabão, Lugano (hoje diretor de relações institucionais do clube) e Júnior; Renan, Mineiro, Josué e Danilo; Grafite (Diego Tardelli, 26 do 2º) e Luizão (Edcarlos, 44 do 2º). O técnico era Paulo Autuori, comandante dos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes daquele ano.

27/06/2000: o gol de letra de Raí

Em 2000, São Paulo vence o Palmeiras pela Copa do Brasil

A campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil, perdida para o Cruzeiro, teve o Palmeiras como rival nas quartas de final. Vágner, Raí e Sandro Hiroshi fizeram os gols do Tricolor (veja no vídeo acima).

Autor do segundo gol daquele jogo, de letra, Raí é hoje diretor executivo de futebol do São Paulo.

Raí fez gol de letra no antigo Palestra Itália; hoje é dirigente — Foto: Maurício Rummens / Estadão Conteúdo

Comandado por Levir Culpi, o São Paulo entrou em campo com: Rogério Ceni; Pimentel, Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Alexandre, Vágner (Fabiano), Edu (Evair) e Raí (Carlos Miguel); Marcelinho Paraíba e Sandro Hiroshi.

— Foto: divulgação