5 curiosidades sobre o Zoológico de Curitiba que você não sabia

Leo Portiolli visitou o zoológico neste sábado (5) com o 'Estúdio C'


1. O Passeio Público foi o 1° zoológico da cidade

— Foto: Divulgação

O local que é também o mais antigo parque municipal de Curitiba foi inaugurado em 1886. O atual zoológico foi inaugurado no dia 28 de março de 1982, recebendo os animais que estavam instalados dentro do Passeio Público. Apesar disso, o Passeio ainda conta com animais que aproveitam a vasta área verde no centro da cidade. Ao visitar o Passeio Público você ainda pode conhecer alguns animais, visitando o terrário que, numa área de 156 m2, abriga 40 animais, entre serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo e o aquário que possui 30 variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África.

2. A girafa mais antiga do Brasil está aqui

A girafa Pandinha, do Zoológico de Curitiba, completou 31 anos esse ano — Foto: Estúdio C

A girafa Pandinha, do Zoológico de Curitiba, completou 31 anos esse ano. Pandinha nasceu no próprio zoológico, em 1º de maio de 1989.

Atualmente, a girafa Pandinha é a mais velha do Brasil e a 4ª mais velha do mundo. Segundo dados do Studbook Internacional, ela só não é mais velha que a girafa de Colombo, no Sri Lanka, que tem 32; e para as girafas Zuri, de Fort Wayne; e Gillian, de Tucson, as duas com 31 anos e residentes nos Estados Unidos, Na natureza, a girafa vive cerca de 15 anos. Ou seja, já viveu mais que o dobro disso!

3. Mais de 1 tonelada de alimentos são distribuídos por dia aos animais

Para alimentar os mais de 2 mil animais, de 250 espécies, que vivem no Zoológico de Curitiba, é necessário de uma cozinha digna de restaurante com uma grande equipe trabalhando o dia inteira. São frutas, legumes, carnes e até alimentos inusitados como camarão e melado, para manter a dieta com os nutrientes certos para os animais.

4. BOB: o chimpanzé de quase 60 anos

O chimpanzé Bob tem quase 60 anos — Foto: Comunicação Prefeitura de Curitiba

O chimpanzé Bob, um dos moradores mais antigos do Zoológico de Curitiba. Ele chegou ao Zoo em 2008 e, com base em seu histórico de vida, estima-se que tenha 57 anos de idade. Ele viveu em um circo por muito tempo, até ser resgatado e levado, inicialmente, para um zoológico de Santa Catarina e hoje vive tranquilamente numa área reservada para ele no zoológico de Curitiba. Esse ano, o Bob recebeu um novo companheiro de recinto. O primata Pipo veio do Rio de Janeiro e já estava no zoo desde o ano passado em um processo de adaptação com Bob, mas os dois ainda não estavam juntos no mesmo espaço. A idade de um chimpanzé na floresta não ultrapassa os 35 anos, devido aos perigos a que está submetido motivam que sua vida se encurte muito.

5. Zoo de Curitiba é escolhido como padrinho dos muriquis

Zoo de Curitiba é escolhido como padrinho dos muriquis — Foto: Comunicação Prefeitura de Curitiba

Muriqui é um primata, o maior das américas, também conhecido como mono-carvoeiro. Restam pouco mais de 1.200 indivíduos no mundo e sua população segue em declínio. Em 2018, o Zoo comemorou o nascimento de um muriqui, uma das espécies em perigo de extinção que fazem parte do programa de reprodução fora da natureza do zoológico. E ano ano passado, a instituição foi escolhida para escrever sobre ações de Educação Ambiental para reforçar a conservação do primata em um livro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por causa do coronavírus, as visitas no Zoo foram suspensas por tempo indeterminado. Quando aberto, o acesso ao Zoológico é gratuito e o horário de funcionamento é de Terça à sexta-feira, das 9h às 16h30. Domingo e feriados, das 10h às 16h30.

Acompanhe o Estúdio C no Instagram e no Facebook