Pão australiano


Pão australiano
Tempo de preparo 2h30min
2 porções

Pão australiano

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de centeio
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 50 g de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de melado de cana
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • fubá para polvilhar

Modo de Preparo

  1. 1 Numa tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal.
  2. 2 Na jarra medidora dissolva o fermento na água morna. Atenção a água deve estar apenas morna para não matar o fermento, caso esteja muito calor na sua cidade pode usar água em temperatura ambiente mesmo.
  3. 3 Junte a água com fermento aos ingredientes secos de uma só vez e misture bem com uma colher de pau.
  4. 4 Adicione o melado de cana e misture bem com as mãos até incorporar toda a farinha – a massa é um pouco pesada e seca, não se preocupe é assim mesmo. Por último acrescente a manteiga em três etapas, amassando bem com as mãos.
  5. 5 Sove a massa dentro da tigela por cerca de 15 minutos – faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica.
  6. 6 Para verificar o ponto, aperte a superfície da massa com o dedo indicador se ela voltar, está no ponto caso contrário sove mais um pouco. Se preferir, sove a massa na bancada, mas atenção não polvilhe a bancada com farinha (isso pode deixar o pão ressecado).
  7. 7 Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Cubra com um pano de prato úmido (ou filme) para que não resseque enquanto fermenta. Deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho.
  8. 8 Passado o tempo de fermentação é hora de modelar os pães. Transfira a massa para a bancada e corte ao meio com uma espátula de padeiro (ou faca). Aplaine cada pedaço delicadamente, sem perder o formato oval.
  9. 9 Dobre as laterais maiores em direção do centro e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos. Role os pães delicadamente na bancada para deixar o formato oval, típico do pão australiano.
  10. 10 Polvilhe uma assadeira grande com fubá e disponha os pães um ao lado do outro, deixando espaço entre cada um — eles ainda vão crescer. Cubra novamente com o pano úmido (ou filme) e deixe descansar por mais 1 hora.
  11. 11 Faltando 20 minutos do tempo da segunda fermentação, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  12. 12 Com uma peneira, polvilhe fubá na superfície dos pães. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até ficarem dourados.
  13. 13 Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar. Sirva a seguir.