Topo

Ex-funcionário da Naughty Dog diz ter sofrido assédio sexual na empresa

Divulgação/Naughty Dog
Imagem: Divulgação/Naughty Dog

Do UOL, em São Paulo

15/10/2017 12h43Atualizada em 15/10/2017 13h56

Atualização: A Naughty Dog divulgou um comunicado oficial negando que exista "evidências de que o sr. Ballard tenha sofrido qualquer tipo de assédio" na empresa, e afirmando que "é essencial para nós manter um ambiente de trabalho seguro e produtivo que nos permita canalizar nossa paixão por criar games."

Um ex-funcionário da Naughty Dog alega ter sofrido abuso sexual de uma pessoa em posição de liderança no estúdio, e que o departamento de recursos humanos da Sony tentou encobrir o caso.

Artista de cenários que trabalhou em "The Last of Us" e "Uncharted 2" a "4", David Ballard lançou as acusações através de seu perfil no Twitter.

"No final de 2015, fui assediado sexualmente na Naughty Dog por alguém em um cargo de chefia. Meu lugar de trabalho tornou-se extremamente tóxico por causa disso," afirmou David. "Em fevereiro de 2016 eu tive um surto no trabalho e o departamento de recursos humanos da Sony se envolveu. Quando eu falei sobre o assédio, eles encerraram a ligação e me demitiram no dia seguinte."

"Eles tentaram me silenciar ao me oferecer US$ 20 mil se eu assinasse uma carta concordando com a demissão e não discutisse o assunto com ninguém," continuou. "Eu me recusei a assinar. Estive desemprego por 17 meses desde então."

David diz ter encontrado a motivação para revelar o que aconteceu na Naughty Dog por causa de todas as acusações de assédio sexual em Hollywood que têm surgido nas últimas semanas.

"[Revelar isso] foi a coisa mais difícil que já fiz. Eu não deixarei ninguém acabar com minha motivação ou meu amor pela indústria dos games, minhas paixões ou minha vida," concluiu.

Até o momento, Sony e Naughty Dog não se pronunciaram sobre as acusações.