Governo autoriza a contratação de professores para universidades estaduais

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/03/2019
Governo autoriza a contratação de professores para universidades estaduais

O Governo do Estado autorizou a contratação de professores temporários para atuarem nas instituições, no ano letivo de 2019. O decreto, assinado esta semana pelo governados Carlos Massa Ratinho Junor, amplia a quantidade de horas em 20% em comparação a 2017. A medida deve solucionar a falta de docentes nos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana. Algumas disciplinas destes cursos estão sem professores desde o inícios das aulas, em 26 de fevereiro. 

O professor Marcos Dorigão, diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação, do campus da Unespar em Apucarana, explica que as universidades contam com professores efetivos, que são admitidos por meio de concurso e os temporários, que têm contratos anuais, com até 2 anos de duração. 

"Todo início de ano o Governo do Estado emite um decreto determinando a quantidade horas que podem ser utilizadas para contratar professores. Este ano, como já aconteceu em anos anteriores, o decreto demorou a sair. E sem o de decreto a universidade não pode contratar", esclarece. 

De acordo com Dorigão, neste momento a Unespar de Apucarana já está contratando docentes para preencher o quadro. Em Paranavai, o DCE do campus chegou a decretar estado de greve na última segunda-feira (25) com prazo até a próxima segunda-feira (01/04), conforme aprovado em Assembleia Geral. Segundo informação divulgada na página do Diretório Central dos Estudantes (DCE), caso não houvesse a liberação oficial do Governo do Estado do Paraná com relação à carga horária necessária para a contratação de professores, o campus entraria oficialmente em greve. 

Contudo, a assessoria de comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), afirmou em nota que o Governo do Estado autorizou a contratação de carga horária para professores temporários e que o documento já foi assinado e publicado no diário oficial na quarta-feira (27). Agora, as instituições devem convocar os docentes para a contratação e definir como será organizada a reposição dos conteúdos das disciplinas que estavam sem professores.