Há dois anos no mercado mundial o Volvo XC40 é um produto estratégico para a marca sueca. Com bom desempenho nas vendas, a Volvo é a terceira colocada entre as marcas premium e lidera quando o assunto são os crossovers. O segredo? A famosa relação custo benefício. Mas será que ela se concretiza no caso do XC40 Inscription? O R7-Autos Carros testou o modelo que recebeu algumas mudanças na linha 2020.
Além do T5 PHEV R-Design que o R7 já testou desta vez foi a vez de acelerar a versão intermediária equipada com motor T4 2.0 de 190cv de 30,6kgfm de torque com câmbio automático de oito velocidades. A versão traz controle de tração e estabilidade mas não adota tração integral como o BMW X1, por exemplo, que é um dos seus rivais.
Em termos visuais nenhuma mudança além das rodas aro 19 com desenho específico. O carro tem equilíbrio nas linhas bem atuais com destaque para a traseira com o “ombro” proeminente que é um ponto de destaque no carro. Espaçoso, o XC40 é um SUV na essência, alto e com posição de dirigir elevada e agradável.
Um dos requintes do carro é a alavanca do câmbio em cristal assinada pela grife Orrefors, centenária marca com fábrica na cidade homônima no sul da Suécia.
Na linha 2020 o Volvo XC40 ganhou itens como o teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, faróis direcionais, iluminação interna com 28 pontos e soleiras de alumínio nas portas entre outros itens com destaque para o piloto automático adaptativo com Pilot Assist (volante com assistência).
Na prática
Se por um lado esta versão perdeu o motor de 254cv no uso cotidiano do XC40 a potência extra não faz muita falta. A própria marca admite que os consumidores desse perfil de veículo preferem um automóvel mais equipado. Só faz falta uma tração integral já que o XC40 é alto e pode não acompanhar motoristas com conduta mais esportiva.
As características presentes em toda alinha merecem destaque novamente como a boa multimídia de tela vertical, direção elétrica leve e precisa, conforto a bordo para todos os passageiros e um porta malas bem amplo de 432 litros com prateleira que permite várias configurações inclusive uma peça dobrável que separa o espaço em duas áreas diferentes.
A segurança também é item de destaque nesta versão com 6 airbags, freios ABS com disco nas quatro rodas, frenagem autônoma de emergência entre outros itens. Para quem está acostumado ao Volvo só faltou o alerta de ponto cego ou de fluxo cruzado que é um item de versões mais caras como a híbrida.
Com bom custo benefício o XC40 só ficou mais caro desde que chegou à linha 2020. Em março custava R$ 196,9 mil e agora sai por R$ 224,9 mil. Por culpa do câmbio, essa tem sido a tendência de preço não só da linha Volvo mas de qualquer veículo importado vendido por aqui. O XC40 concorre com o BMW X1 recém reestilizado e com a nova geração do Audi Q3 que nós também já testamos. Em breve o R7 vai trazer um comparativo completo com os três crossovers compactos das principais marcas premium.
Confira também o vídeo com a avaliação do Volvo XC40 T4 Inscription 2020 no canal Autos TV: