A Volkswagen realizou há pouco o Power Day, evento dedicado à mobilidade e às novidades dos carros elétricos que estão no foco da montadora alemã. Durante o evento, feito nos moldes do que a marca Tesla chama de “battery day” o grupo apresentou o projeto de tecnologia para baterias e carregamento que deve ser implementado nos veículos da marca até 2030.
Novo JAC J7 2021: lindo sedã com motor de 150cv para brigar Corolla, Civic, Cruze, Jetta e Arrizo 6. Veja o vídeo!
A grande novidade anunciada é que o custo de produção das baterias será reduzido em 50% e 95% dos componentes serão recicláveis até 2030. Isso irá tornar os carros elétricos mais baratos ainda nesta década.
Custo reduzido é o segredo
Um dos principais objetivos da empresa nos próximos nove anos é reduzir o custo de produção e consequentemente das vendas dos veículos elétricos. Com isso, a empresa planeja novas fábricas de células até 2030. Outro ponto é a parceria com a rede pública de energia. O Grupo AG comunicou que já tem o apoio das empresas de energia BP (Grã-Bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália). Já na China, o grupo uniu todas suas empresas e pretende até 2025 instalar 17 mil pontos de recarga.
Com a celula unificada todo o sistema elétrico dos carros do grupo Volkswagen terá as mesmas soluções o que também irá reduzir substancialmente o custo. O presidente do Conselho da VW AG, Herbert Diess, disse que o grupo está "na pole position dentro da corrida por melhores baterias nos tempos de veículos com emissão zero".
Nos EUA e Canadá, o grupo anunciou o investimento de US$ 1 bilhão para instalação de novos pontos de recarga. Na Europa estão previstos 18.000 novos pontos de carga, nos Estados Unidos outros 3.500 novos pontos e na China 17.000 pontos de recarga nos próximos quatro anos.
ACABEI DE PEGAR O NOVO NIVUS VOLKSWAGEN - veja o que mudou, motor, equipamentos e impressões! Veja o vídeo!
Próximos passos
O Grupo AG planeja construir seis novas fábricas de célula de bateria até 2030. A expectativa da montadora é que as novas fábricas produzam células com um valor total de energia de 240 GWh por ano quando forem finalmente concluídas.
A solução da célula unificada poderá aumentar o volume de produção de veículos elétricos e baratear a produção.
A célula tem previsão de lançamento para 2023 e será instalada em 80% de todos os veículos Volkswagen até 2030.
Veja mais novidades, vídeos e fotos no instagram @AutosTV_NOINSTA