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Fiat lança Pulse 2022 com inédito motor turbo: R7 já acelerou

Modelo vem equipado com motor 1.0 turbo de 130 cv e parte de R$ 79.990 na versão de entrada Drive Manual

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Dianteira tem linhas arredondadas com identidade visual afilada e unida por um filete cromado
Dianteira tem linhas arredondadas com identidade visual afilada e unida por um filete cromado Dianteira tem linhas arredondadas com identidade visual afilada e unida por um filete cromado

A Fiat estreia hoje o seu primeiro SUV no mercado brasileiro. Fabricado em Betim/MG, o Pulse é a nova aposta da marca para o segmento de crossovers compactos usando plataforma MLA (evolução do Argo) e apelo de tecnologia e design. O processo de lançamento foi longo. O carro foi revelado oito meses atrás em um reality show que contou com votação popular mas as vendas começam hoje na rede da marca Fiat em todo o país.

NOVO FIAT PULSE TURBO 2022: é um Argo “bombado”? Novo SUV com detalhes e preços de cada versão. Veja o vídeo!

Desenho arrojado feito no Brasil

Entra em cena um veículo de perfil arrojado ainda que tenha vários elementos do hatch mas que carrega uma personalidade própria. A dianteira de linhas arredondadas tem identidade visual afilada e unida por um filete cromado, parachoques destacados e retilíneos. Na lateral, se notam as mesmas portas do Argo assim como os vincos chamados pelo design de "chiaroscuro" (claro e escuro) mas que estão em um modelo de dimensões ampliadas com reforço de apliques plásticos. Na coluna C o Pulse é ampliado com um desenho mais esportivo mas que não se trata de um cupê. São 4,10m de comprimento, 1,58m de altura, 2,53m de entre-eixos e 1,78m de largura.

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Na coluna C o Pulse é ampliado com um desenho mais esportivo, mas que não se trata de um cupê
Na coluna C o Pulse é ampliado com um desenho mais esportivo, mas que não se trata de um cupê Na coluna C o Pulse é ampliado com um desenho mais esportivo, mas que não se trata de um cupê

“O fato de chegarmos depois nos deu tempo de estudar o mercado e o cliente desse tipo de produto com uma oferta superior para atender esse consumidor” disse Herlander Zola, diretor da marca Fiat. A marca fez questão de reforçar que o Pulse foi criado no Centro de Design da Fiat em Betim o que indica a oferta do carro em outros mercados da região.

SUV compacto tem 2,53m de entre-eixos
SUV compacto tem 2,53m de entre-eixos SUV compacto tem 2,53m de entre-eixos

O Fiat Pulse chega em cinco versões: Drive manual e automático CVT com motor 1.3 Firefly de 109cv e também Drive, Audace e Impetus com o novo motor "Turbo 200" 1.0 de 130cv sempre com transmissão automática. Além dos controles de tração e estabilidade o Pulse arrisca uma proposta off road leve ao adotar o "TC+" que distribui a força para a roda com maior contato com o solo e também o ABS Off Road que equilibra a frenagem para manter a trajetória do carro.

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Motor turbo será combinado com o câmbio CVT que simula sete velocidades
Motor turbo será combinado com o câmbio CVT que simula sete velocidades Motor turbo será combinado com o câmbio CVT que simula sete velocidades

Derivado do Argo?

O R7-Autos Carros teve um contato prévio com o Pulse enquanto a Fiat se esforçou ao máximo para mostrar as diferenças do novo crossover em relação ao Argo. Na plataforma MLA há 15 novidades como nova suspensão, sistema de direção, motor e câmbio, linha de de força, aspiração de ar, exaustão, arrefecimento do motor entre outros.

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Fiat Pulse traz novidades já conhecidas no Jeep Compass e na Fiat Toro como a tela digital no cluster de 10 polegadas
Fiat Pulse traz novidades já conhecidas no Jeep Compass e na Fiat Toro como a tela digital no cluster de 10 polegadas Fiat Pulse traz novidades já conhecidas no Jeep Compass e na Fiat Toro como a tela digital no cluster de 10 polegadas

Executivos da Stelltantis afirmam que a plataforma MLA será a mãe da nova geração do Argo e Cronos, ainda sem data prevista para estrear. E apesar de tantas diferenças há limitações da plataforma derivada do Argo presente no entre-eixos reduzido e o porta malas de 370 litros, menor que boa parte dos concorrentes.

Multimídia conta com sistema Uconnect de 10 polegadas integrado com o aplicativo próprio "Connect Me"
Multimídia conta com sistema Uconnect de 10 polegadas integrado com o aplicativo próprio "Connect Me" Multimídia conta com sistema Uconnect de 10 polegadas integrado com o aplicativo próprio "Connect Me"

Interior recebeu muita atenção

No primeiro contato com o Pulse se nota a preocupação da Fiat com a conectividade. Todo o painel, bancos e revestimentos do crossover são novos mas o destaque está com as duas telas, presente no cluster, e na nova multimídia de 10 polegadas, que equipa as versões mais caras. Com o novo tabelier, envolvente e com comandos voltados para o motorista a impressão é que o Pulse está mais para a Toro do que para o Argo. Forração das portas, volante, console integrado e os 18 porta objetos são novos.

Suspensão foi ajustada para conferir conforto e silêncio
Suspensão foi ajustada para conferir conforto e silêncio Suspensão foi ajustada para conferir conforto e silêncio

Novo motor "Turbo 200"

Sem dúvida além do desenho o ponto forte do Fiat Pulse é a estreia do motor Turbo 200, primeiro três cilindros turbo da Stellantis que entrega 130cv e 20kgfm de torque. O novo motor tem bloco de alunínio, injeção direta de combustível e sistemas como vetorização de torque e outras tecnologias. O motor turbo será combinado com o câmbio CVT que simula sete velocidades. A nova transmissão também pode ser combinada com o motor 1.3 Firefly de 109cv, propulsor que também conta com opção de câmbio manual. Na versão topo de linha há um modo Sport que trabalha com a vetorização de torque e melhora a performance do carro.

Na versão topo de linha há um modo Sport que trabalha com a vetorização de torque e melhora a performance do carro
Na versão topo de linha há um modo Sport que trabalha com a vetorização de torque e melhora a performance do carro Na versão topo de linha há um modo Sport que trabalha com a vetorização de torque e melhora a performance do carro

Seguindo a receita da Jeep o Pulse traz os "easter eggs" que são detalhes de design presentes, por exemplo, no mapa da Itália e suas trilhas off road, desenhos do carro sugerindo trajetos de aventura entre outros detalhes.

Versões de entrada contam com multimídia de 8 polegadas mais simples, mas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
Versões de entrada contam com multimídia de 8 polegadas mais simples, mas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay Versões de entrada contam com multimídia de 8 polegadas mais simples, mas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay

Conectividade

O Fiat Pulse traz novidades já conhecidas no Jeep Compass e na Fiat Toro como a tela digital no cluster de 10 polegadas, além da multimídia com sistema Uconnect de 10 polegadas integrado com o aplicativo próprio "Connect Me". A partir do smartphone é possível localizar, abrir e fechar, determinar perímetro e limitar a velocidade entre outras funcionalidades. Nas versoes de entrada o Fiat Pulse tem multimídia de 8 polegadas mais simples mas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Versão Audace Turbo 200 sai por R$ 107.990
Versão Audace Turbo 200 sai por R$ 107.990 Versão Audace Turbo 200 sai por R$ 107.990

Uma novidade exclusiva é o sitema CART que permite fazer compras associadas ao cartão de crédito sem sair do carro. Há um convênio com o McDonalds que permite visualizar o cardápio e fazer o pedido. Além disso é possível pagar licenciamento, IPVA e até as multas por meio da ferramenta integrada com o sistema do Connect Car que é item de série.

Modelo também terá opção com câmbio manual
Modelo também terá opção com câmbio manual Modelo também terá opção com câmbio manual

Preços e versões

O Fiat Pulse vem de série com multimídia de 8 polegadas, faróis em LED, direção elétrica, ar condiconado, cluster TFT e 4 airbags, além do sistema TC+, controle de tração e estabilidade. O Fiat Pulse tem preços entre R$ 79,9 mil (versão Drive 1.3 Firefly com câmbio manual) e R$ 115,9 mil (Impetus Turbo 200 com câmbio CVT). 

Versão Drive Turbo 200 pode ser comprada por R$ 98.990
Versão Drive Turbo 200 pode ser comprada por R$ 98.990 Versão Drive Turbo 200 pode ser comprada por R$ 98.990

Primeiro contato

O R7-Autos Carros teve um primeiro contato com o Pulse antes do lançamento. De porte mais elevado, o Pulse não esconde a origem evoluída do Argo. Se diferencia pelo design elegante, bem influenciado pelas linhas italianas, e ao mesmo tempo pelo interior bem pensado, assimétrico e boa oferta de itens de série. O Pulse está mais para a Toro do que para o Argo em termos de soluções.

Modelo será oferecido em cinco versões
Modelo será oferecido em cinco versões Modelo será oferecido em cinco versões

Só tivemos contato com as versões mais caras, a Audace e Impetus, com motor 1.0 turbo de 130cv que estreia na linha com promessa de desempenho e economia de combustível. Ao primeiro contato é notável o trabalho de suspensão ajustado para o conforto e silêncio, mesmo em um pequeno trecho de terra onde pudemos acelerar e testar as habilidades off-road mais leves do Pulse. A aceleração do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT é bem ágil, algo inesperado, e o carro entrega resposta interessante dentro da sua limitação de 130cv. Na versão mais cara há sistema de assistência à condução como manutenção da faixa e frenagem automática que poucos concorrentes trazem.

Fiat Pulse vem de série com multimídia de 8 polegadas, faróis em LED, direção elétrica, ar condiconado, cluster TFT e 4 airbags
Fiat Pulse vem de série com multimídia de 8 polegadas, faróis em LED, direção elétrica, ar condiconado, cluster TFT e 4 airbags Fiat Pulse vem de série com multimídia de 8 polegadas, faróis em LED, direção elétrica, ar condiconado, cluster TFT e 4 airbags

Dentro do segmento de crossovers compactos há outros 18 concorrentes. A Fiat mira especialmente no Volkswagen Nivus, o recém renovado Hyundai Creta, T-Cross 1.0, Caoa Chery Tiggo 3X e Chevrolet Tracker com motor 1.0 turbinados bem como o Nissan Kicks 1.6, Renault Duster 1.6 bem como Peugeot 2008 e Citroen C4 Cactus com motor 1.6 aspirado. Dentro de casa, há o Jeep Renegade com motor 1.8 e.TorQ como concorrente no segmento. Agora a Fiat entra de cabeça no segmento de crossovers indicando ainda que haverá um novo produto para o segmento de modelos novos e de maior valor agregado.

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