Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo Creta é apresentado na Índia: e o nosso futuro SUV?

Crossover adota visual polêmico no mercado indiano mas nível de equipamentos impressiona: modelo brasileiro pode seguir design diferente

Autos Carros|Marcos Camargo Jr

O Auto Expo na Índia (IANS) foi o palco para a revelação do novo Creta, novidade já esperada no Brasil que confirma o visual polêmico dos modelos mais recentes da marca sul-coreana. O Hyundai Creta está um pouco maior e mais largo além de ter maior distância entre-eixos graças aos ajustes na plataforma usada. As vendas do Creta 2020 no mercado indiano começam em março.

Shah Rukh Khan, ator indiano e embaixador da marca ao lado do CEO Seon Seob Kim
Shah Rukh Khan, ator indiano e embaixador da marca ao lado do CEO Seon Seob Kim Shah Rukh Khan, ator indiano e embaixador da marca ao lado do CEO Seon Seob Kim

O motor do Creta indiano é o 1.5 aspirado que desenvolve 115 cv com câmbio manual de seis marchas, automático CVT, ou DCT com dupla embreagem e sete velocidades. Apesar das outras opções "da casa" como o 1.4 turbo de 140cv, este foi o único propulsor confirmado segundo o press release da Hyundai.

Para se ter ideia do quanto ele cresceu agora o Creta tem 4,30m de comprimento, 1,79m de largura e 1,62m de altura além de 2,61m de entre-eixos. O ganho é considerável diante do "nosso" Creta que tem 4,27m, 1,78m, 1,63 e 2,59m, respectivamente, em relação ao indiano. 

Painel é radicalmente diferente com destaque para a tela vertical integrada ao console central
Painel é radicalmente diferente com destaque para a tela vertical integrada ao console central Painel é radicalmente diferente com destaque para a tela vertical integrada ao console central

Por dentro o SUV compacto ganhou linhas mais limpas e uma destacada tela vertical que se prolonga pelo console central. A alavanca do câmbio, segundo a foto divulgada, é da versão com câmbio DCT com acabamento cromado. Também é possível perceber itens como freio de estacionamento eletrônico e partida por botão.

Publicidade

E no Brasil?

Hyundai Venue nos Estados Unidos: mais curto que o Creta seu estilo pode inspirar novo modelo
Hyundai Venue nos Estados Unidos: mais curto que o Creta seu estilo pode inspirar novo modelo Hyundai Venue nos Estados Unidos: mais curto que o Creta seu estilo pode inspirar novo modelo

O novo Creta brasileiro deve chegar no próximo ano mas seu futuro design é uma incógnita. Uma pista de que teremos um visual específico para este produto é que o o Creta nacional sempre teve desenho próprio em relação ao vendido em outros países. Apesar da discrição da Hyundai em relação aos planos para o Creta as novidades apresentadas recentemente indicam que o crossover compacto vai mesmo mudar. O atual modelo tem as mesmas linhas de quando estreou aqui, em 2016.

Publicidade

Semana passada o R7-Autos Carros viu de perto, no Salão de Washington, o Hyundai Venue, SUV de entrada oferecido na América do Norte que você confere nestas fotos. O crossover, porém, usa plataforma diferente do modelo fabricado em Piracicaba mas oferece um motor que conhecemos aqui: o Gamma 1.6 de 123cv. O Venue também faz parte das opções de SUVs na Índia posicionado abaixo do Creta e tendo o Tucson como modelo topo de gama.

Painel do Venue tem formas parecidas com os do HB20 além do volante e botões do ar condicionado
Painel do Venue tem formas parecidas com os do HB20 além do volante e botões do ar condicionado Painel do Venue tem formas parecidas com os do HB20 além do volante e botões do ar condicionado

O visual do Venue porém, nos indica uma alternativa de design para o próximo Creta. Os farois são afilados e não divididos em três partes e as lanternas também trazem um desenho convencional em um conjunto único. Por dentro há elementos que conhecemos no novo HB20: contornos da saída do ar condicionado e seus botões redondos bem como o volante são os mesmos do compacto. 

Por aqui o Creta concorre com modelos compactos tais como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, Nissan Kicks, Honda HR-V, Renault Captur e Duster, Ford EcoSport, Citroën C4 Cactus, Caoa-Chery Tiggo 2, mas por ser mais espaçoso também disputa espaço com modelos maiores como o Tiggo 5X, Tiguan, Peugeot 3008, Jeep Compass e Equinox.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.