Bolsonaro leva facada em ato de campanha em Juiz de Fora (MG)

Gustavo Maia, Luciana Amaral, Leandro Prazeres e Janaina Garcia

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) levou uma facada na barriga em um ato de campanha em Juiz de Fora (MG) nesta quinta-feira (6). A informação foi confirmada pela Polícia Militar mineira e pela Polícia Federal. Um homem, identificado como Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante.

O presidenciável foi levado para a Santa Casa de Juiz de Fora. Às 17h30, o hospital informou que "o paciente Jair Messias Bolsonaro deu entrada no hospital por volta das 15h40 com uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen". Em seguida, ele foi atendido na urgência, passou por um exame de ultrassonografia e passou por cirurgia.

Bolsonaro é o primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência.

Leia também:

Em publicação no Twitter, um de seus filhos, Flávio Bolsonaro, disse que o estado do candidato "é mais grave" do que se pensava. "A perfuração atingiu parte do fígado, do pulmão e da alça do intestino. Perdeu muito sangue, chegou no hospital com pressão de 10/3, quase morto... Seu estado agora parece estabilizado", declarou Flávio.

Onde aconteceu o ataque

Arte/UOL

De acordo com a GloboNews, Bolsonaro precisou receber duas bolsas de sangue em um procedimento de transfusão e ser submetido a uma laparotomia, ou seja, a uma cirurgia da cavidade abdominal. Isso foi feito depois de exames de tomografia e ultrassonografia no paciente. Um novo procedimento realizado por introdução de tubos detectou que o intestino grosso de Bolsonaro foi transfixado pela faca, mas o órgão foi costurado.

Outras três lesões foram detectadas no intestino delgado, mas também foram tratadas com êxito. A facada também atingiu a artéria mesentérica, que leva sangue para o intestino --razão pela qual a transfusão de sangue foi necessária.

Em um primeiro momento, se cogitava que o fígado do candidato havia sido atingido, o que foi descartado. Após os procedimentos cirúrgicos, ele foi levado ao CTI (Centro de Terapia Intensiva) da unidade hospitalar. O paciente está fora de risco imediato e não deve, por ora, ser transferido.

A Polícia Militar de Juiz de Fora confirmou que o esfaqueamento aconteceu na rua Halfeld, no centro da cidade. Um homem suspeito do crime foi preso em flagrante e levado para a superintendência da Polícia Federal na cidade mineira para prestar esclarecimentos.

Segundo a Polícia Civil mineira, o agressor é Adélio Bispo de Oliveira. Ainda de acordo com a polícia, até o momento, o suspeito ainda não havia prestado depoimento.

Em imagens divulgadas em redes sociais, o deputado federal aparece sendo carregado por outros homens durante o ato de campanha. Depois de ser atacado, enquanto está no meio de apoiadores, Bolsonaro faz expressão de dor.

Reprodução
Bolsonaro passa por cirurgia em Juiz de Fora

O superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Carlos Capristrano, disse que os policiais tiveram dificuldade em retirar o suspeito do crime do local porque apoiadores de Bolsonaro tentavam agredi-lo.

"A informação que obtive do local é que a polícia teve dificuldades em tirar o suspeito da área porque muitos apoiadores queriam linchar o rapaz", afirmou o delegado.

Mais cedo, o próprio deputado federal falou sobre o seu "aparato de segurança". "Todos os que estão comigo são da Polícia Federal e são voluntários. Até vocês que não integram ou nunca integraram forças de segurança, como civis, colaboram nesse momento porque os senhores querem em grande parte ver mudar o nosso Brasil", declarou, a apoiadores.

Desde o fim de julho, Bolsonaro é escoltado diariamente por uma equipe da Polícia Federal, garantia concedida aos candidatos à Presidência da República. A Polícia Federal informou que está apurando a ocorrência do fato.

Testemunha viu homem de casaco preto

A ativista Roberta Lopes Alves, do movimento Direita Minas, estava no ato de campanha –que transcorria pelo calçadão da rua Halfeld e seguiria até a Praça da Estação, onde Bolsonaro participaria de um comício.

De acordo com ela, um homem de casaco preto se aproximou e atingiu o abdome do candidato. Na sequência, relatou, ele quase foi linchado por populares.

"Ele [Bolsonaro] está fora de perigo, mas ainda estamos aguardando informações completas sobre o quadro de saúde. Estava muito cheio e havia muito barulho; não deu para ouvir se a pessoa que o atacou disse algo. Quando o pessoal percebeu o que aconteceu, quase linchou o agressor, mas a Polícia Federal o levou", disse.

"Estamos em choque, muito transtornados. É como se atingisse alguém da minha família – e na hora, a ficha não caiu direito. Estou imensamente triste por ele passar por isso", afirmou a ativista.

Candidato já usou colete à prova de balas

No seu primeiro ato público desde o início oficial da campanha, em Presidente Prudente (SP), no dia 22 do mês passado, a reportagem do UOL flagrou o candidato vestindo um colete à prova de balas, cercado de seguranças. A peça foi utilizada por ele em outras duas viagens desde então, em Rondônia e no Acre.

Presidente em exercício do PSL e um dos mais próximos aliados do deputado federal, o advogado Gustavo Bebianno disse à reportagem que, entre os candidatos, Bolsonaro "está em nível 1 [máximo] de risco".

No mês passado, o próprio candidato foi questionado sobre a preocupação com a segurança e disse que é orientado a seguir certos ritos. "Obedeço e acima de tudo não revelo o que acontece no tocante à minha insegurança, pela minha segurança", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos