Boa Viagem

Conheça cinco museus com ideias inovadoras pelo mundo

Dicas são das museólogas e curadoras Lucimara Letelier e Mariana Várzea
Exploratorium – São Francisco Foto: Reprodução/Exploratorium
Exploratorium – São Francisco Foto: Reprodução/Exploratorium

RIO - Museus não são, necessariamente, locais que  guardam relíquias do passado. Cada vez mais inovadores, e absorvendo tecnologia e interatividade, instituições têm se destacado com acervos que promovem conexão entre arte , História e novas formas de se relacionar com o público.

LEIA MAIS

Veja como evitar filas para entrar em dez grandes museus da Europa

Na África, países como Gana apostam na ancestralidade para atrair turistas

As museólogas e curadoras Lucimara Letelier e  Mariana Várzea separaram cinco opções de museus com esta pegada pelo mundo. Elas são as idealizadoras e realizadoras do projeto HiperMuseus, que acontece até dezembro no Oi Futuro e na Casa Firjan, e que tem programas de inovação para museus.

"A ideia de inovação não é simplesmente inserir tecnologia dentro dos museus, mas encontrar novas formas de interação com o público, romper um pouco a barreira de que o museu é apenas um local do passado, mas que é também do presente e do futuro", comenta Lucimara.

Exploratorium – São Francisco

O Exploratorium, em São Francisco, nos Estados Unidos, foi fundado pelo físico e educador Frank Oppenheimer em 1969 e foi descrito na época como o "museu científico mais importante do mundo" pelo "The New York Times".

O destaque do local, segundo Lucimara, é o seu parque de diversões científico e um laboratório experimental, onde os visitantes podem interagir com as obras:

- Além de supertecnológico e digital, o Exploratorium é um exemplo perfeito de lugar que consegue aproximar o visitante com o acervo, porque  rompe com aquela ideia de que museus são apenas de observação e contemplação, mas de interação, de que a obra fala diretamente com as pessoas, inclusive de forma sensorial.

Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum – Nova York

O Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, em Nova York, é o único museu nos Estados Unidos dedicado ao design histórico e contemporâneo, com coleções e exposições que exploram 240 anos de design estético e criatividade.

CooperHewitt Foto: Reprodução
CooperHewitt Foto: Reprodução

- O museu desenvolveu uma caneta interativa, que os visitantes levam para casa e continuam a visita online, podendo interagir com as peças de design que selecionaram durante a visita e fazer criações a partir disso. É praticamente levar o museu para casa.

Te PAPA – Nova Zelândia

O Te PAPA, na Nova Zelândia, é, segundo Lucimara, reconhecido como líder mundial em experiências interativas para os visitantes:

Te PAPA Foto: PHOEBE POWELL / Reprodução
Te PAPA Foto: PHOEBE POWELL / Reprodução

- Ele foi o primeiro museu a criar uma incubadora criativa com aceleração de projetos e startups, o que já demonstra bem sua conexão com a modernidade. Mas a grande inovação dele é tratar da cultura indígena do país  não através de achados históricos e arqueológicos, mas dentro da cultura atual do país. Há sempre muitas manifestações lá dentro, mostrando a influência em todos os aspectos da vida moderna do país, e não somente no passado.

The New Museum – Nova York

O The New Museum in Nova York é conhecido por desenvolver a primeira incubadora liderada por museus. O museu possui um espaço de trabalho compartilhado focado em desenvolvimento profissional, projetado para apoiar os profissionais criativos que trabalham nas áreas de arte, tecnologia e design, que são os grandes destaques para Mariana.

New Museum Foto: Reprodução
New Museum Foto: Reprodução

- Recomendo muito conhecer o The New Museum, um espaço de arte contemporânea que se autodefine como um museu de novas idéias. Já no site você encontra audioguias gratuitos sobre as exposições em cartaz, o que cria acesso hiperconectado e inclusivo com diferentes públicos do mundo.

V&A – Londres

O V&A, em Londres, oferece uma grande variedade de programas para interagir com as suas coleções de arte, a partir de eventos e cursos, mas com uma pegada diferente do que normalmente é feito, afirma Lucimara.

O novo pátio do V&A, em Londres: entrada extra e mais salas para mostras multimídia. Foto: Cláudia Sarmento / Cláudia Sarmento
O novo pátio do V&A, em Londres: entrada extra e mais salas para mostras multimídia. Foto: Cláudia Sarmento / Cláudia Sarmento

- Muitos museus pelo mundo oferecem programas similares, mas a diferença do V&A é que ele tem uma incubadora para empreendores criativos em várias frentes como moda, cinema e Industria têxtil. Eles investem numa verdadeira formação para quem participa. É um museu que tem um acervo bem  clássico, mas também com coleções modernas, e essa parte educacional é uma forma de mostrar que ele não está apenas preso ao passado, mas de olho nos novos profissionais do futuro.