Exclusivo para Assinantes
Política

Caso Lázaro: entenda como foi a caçada de 20 dias e as estratégias de fuga do criminoso

Após cometer uma chacina no Distrito Federal, ele fugiu para Goiás, cometeu uma série de crimes para escapar e acabou morto após troca de tiros com a polícia
Polícia faz buscas para prender Lázaro de Sousa Foto: Editoria de Arte
Polícia faz buscas para prender Lázaro de Sousa Foto: Editoria de Arte

Responsável por mobilizar cerca de 300 policiais de dois estados, além de federais, o criminoso Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, foi morto nesta segunda-feira após troca de tiros com a polícia. Ele fugiu para Goiás e cometeu uma série de crimes para escapar da polícia, depois de cometer uma chacina no Distrito Federal. Lázaro se aproveitou do seu conhecimento da área rural de Cocalzinho de Goiás para manter-se escondido durante 20 dias.

Estratégias de fuga

De acordo com a polícia, Lázaro costumava se locomover de noite. Ele era caçador e conhecia bem a área e seus rios, córregos e cachoeiras e foram nessas cachoeiras, em que a água forma grotas, que ele se escondia, o que dificultava a polícia de achá-lo.

① Comida da fauna e flora

Lázaro se alimentava da fauna e da flora local Foto: Editoria de arte
Lázaro se alimentava da fauna e da flora local Foto: Editoria de arte

Policiais encontraram rãs desossadas às margens de um dos córregos usados por Lázaro para se movimentar pela mata. Cascas de frutas também foram encontradas em pontos isolados das matas

② Objetos queimados

Lázaro queimava praticamente tudo o que usava para não deixar rastros aos cães farejadores. Foto: Editoria de Arte
Lázaro queimava praticamente tudo o que usava para não deixar rastros aos cães farejadores. Foto: Editoria de Arte

Lázaro queimava praticamente tudo o que usava para não deixar rastros aos cães farejadores.  Mas um lençol que poderia ter sido usado por Lázaro foi encontrado na área das buscas noDistrito de Girassol, entre Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas.

Equipamentos usados pela Força-tarefa na busca

Força-tarefa contou com mais de 270 agentes de Segurança de Goiás, Distrito Federal e da Força Nacional e usou helicópteros, drones e cães nas buscas.

Drones

Foram usados dois tipos e, principalmente à noite, para poder identificar qualquer  movimento do criminoso na área de mata.

Drone com sensor de calor

A câmera permitiram aos operadores verem imagens de calor que são invisíveis a olho nu. Ele rastreia um objeto de dois modos de voo: um que centraliza a câmera em uma área e outra que rastreia automaticamente o elemento de maior temperatura.

Drone com imagem térmica Foto: Editoria de Arte
Drone com imagem térmica Foto: Editoria de Arte


Drone com um zoom

Possui zoom ótico que aumenta em duas vezes a aproximação e zoom digital, de três vezes, o que permite capturar imagens de forma discreta a uma grande distância.

Drone com Zoom Foto: Editoria de Arte
Drone com Zoom Foto: Editoria de Arte

Helicópteros

Três aeronaves ajudaram na busca e levavam as equipes da base para a região de mata fechada

Cães farejadores

Policiais usaram cães farejadores nas buscas por Lázaro Foto: Editoria de Arte
Policiais usaram cães farejadores nas buscas por Lázaro Foto: Editoria de Arte

Ciinco cães foram usados nas buscas, dentre eles a Border Collie Cristal que esteve nas busca das vítimas de Brumadinho em Minas Gerais, o pastor alemão Dart, o cão de Santo Humberto ou bloodhound chamado Hope e outro pastor alemão de nome Sauke. Esses animais são treinados para achar o cheiro de pessoas vivas ou mortas pelo ar,  por isso, podem contribuir para encontrar o fugitivo por não precisarem de um objeto pessoal de Lázaro.

Rádios de grande alcance

O Exército cedeu rádios comunicadores com alcance de até 30 quilômetros que cobriam a totalidade da área de buscas que é de 10 a 15 quilômetros

A fuga dia a dia

Depois da chacina em Ceilândia, Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás. Inicialmente, ele invadiu fazendas e chácaras no povoado de Edilândia, que faz parte de Cocalzinho. Depois, fez o caminho inverso e foi para outro povoado na cidade, Girassol, que fica mais próximo do Distrito Federal. As últimas vezes que Lázaro foi visto foram em chácaras em Girassol.

Mapa das fugas de Lázaro Foto: Editoria de Arte
Mapa das fugas de Lázaro Foto: Editoria de Arte

Triplo homicídio e sequestro

9 DE JUNHO

1nvade a chácara na área do Incra 9, em Ceilândia e, mata a tiros e facadas o dono Cláudio Vidal e seus dois filhos. Sequestra Cleonice, mulher de Claudio.

Invasão, cárcere e roubo

10 DE JUNHO

Invade uma chácara a três quilômetros da propriedade de Cláudio. Mantém por três horas sob a mira da sua arma a dona da casa e o caseiro, os obriga fazer comido e a fumar maconha. Confessa que matou a família de Claúdio

Roubo e incêndio

11 DE JUNHO

À noite invade outra chácara em Ceilândia, faz o caseiro refém e rouba um Palio Branco. Vai para Cocalzinho de Goiás e na BR-070 incendeia o carro

Corpo encontrado, invasão, tiroteio e incêndio

12 DE JUNHO

Por volta das 12h, o corpo de Cleonice e encontrado em um córrego perto do Incra 9. Ela estava nu e de bruços. De tarde, invade uma Chacará  em Cocalzinh,o próximo a Lagoa Samuei, e faz o caseiro refém, o obriga a cozinhar, fumar maconha ea  ingerir bedida alcoólica. Depois, destrói o carro do caseiro. De noite, invade outra chácara e balea três homens, rouba duas armas e munições. Depois atea fogo em outra chácara.

Bloqueios e roubo

13 DE JUNHO

Policiais montam bloqueios na BR-070, usam drones para encontrar Lázaro. Ele rouba um corsa vermelho de uma chácara em Cocalzinho de Goiás e o abandona em Edilândia na beira da estrada.

Tiroteio e registro de imagem

14 DE JUNHO

Em Edilândia, troca tiros com um caseiro de uma chácara. O caseiro afirma que Lázaro foi ferido. De noite é filmado no curral de uma fazenda, entre Edelândia e o distrito de Girassol, onde passa à noite e foge para a mata.

Família refém e tiroteio

15 DE JUNHO

Faz uma família refém em Ediliândia e leva os pais e uma adolescente para o rio. A adolescente manda mensagem do celular para a políca que chega e troca tiros. Lázaroi acerta um policial de raspão e foge.

Invasão

16 DE JUNHO

De madrugada, invade uma casa abandonada a 8km da cidade de Edelândia, prepara comida e foge. E visto por uma morador da área rural.

Cerco e tiroteio

17 DE JUNHO

Policia faz cerco na regiãona área rural de Cocolzinho de Goiás e troca tiros com Lázaro na localidade Residencial Itamar 3. Moradores dizerm que ouvirammais de 50 disparos. No tiroteio Lazáro tentou atirar em um cão farejador mas não acerta.

Fuga para mata

18 DE JUNHO

De tarde é visto em um chiqueiro numa propriedade em Distrito de Girassol, entre Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas. Foge para a vegetação.

Denúncia, cerco e fuga

19 DE JUNHO

Um morador afirma ter viso Lázaro numa gruta na área de mata do Distrito de Girassol. A polícia fecha o cerco e realiza operação nas estradas do distrito caso Lázaro tentasse passar escondido no porta-malas dos carros.

Caçada itensificada

20 DE JUNHO

Um morador do Distrito de Girassol  diz que sua casa as margens da BR-070 foi revirada e nada foi roubado. A caçada é intensificada na região, são usadas três aeronaves e cinco cães farejadores na caçada

Denúncia e espaço áereo fechado

21 DE JUNHO

A força-tarefa recebeu uma denúncia que Lázaro teria passado por uma área de fazendas com mata fechada e de difícil acesso em Girassol, entre Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas. Policiais e bombeiros a denunciante fazem uma verificação na área. O espaço aéreo é fechado e só voam os helicopteros e drones da força.

Possíveis vestígios

22 DE JUNHO

De manhã, um Corsa é encontrado queimado às margens de uma estrada de chão no acesso à Gruta dos Eco em Girassol, entre Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas. De tarde, um lençol que poderia ter sido usado por Lázaro é encontrado na área das buscas.

Captura

28 DE JUNHO

Lázaro é morto em confronto com a polícia após caçada de 20 dias.

Perfil de Lazáro

De acordo com especialistas, Lázaro tem personalidade cruel e perversa, com comportamentos psicopáticos e desorganizados. Ele seria um assassino em série em formação, não tendo encontrado, ainda, o modus operandi que mais lhe agrade.