Cultura Filmes

Sexo, drogas e Muppets: Criadores da ‘Vila Sésamo’ processam paródia com Melissa McCarthy

‘The happytime murders’ mostra a ‘vida real’ de bonecos quando eles não estão divertindo crianças

Os criadores da "Vila Sésamo" abriram um processo contra os produtores do filme “The happytime murders”, estrelado por Melissa McCarthy. Segundo eles, o longa-metragem apresenta os Muppets levando vidas depravadas fora do palco — usando drogas pesadas, vendendo favores sexuais a humanos e sucumbindo à violência armada.

Com lançamento previsto para agosto, “The happytime murders” é dirigido por Brian Henson, filho do criador dos Muppets, Jim Henson. O filme não traz os personagens originais do programa de TV, criado por Joan Ganz Cooney e Lloyd Morrisett, mas se pass anuma Los Angeles ficcional onde antigas estrelas de programas infantis estão sendo assassinadas por motivos desconhecidos.

“O que realmente acontece quando as crianças não estão por perto”, diz o trailer que levou a Sesame Workshop a processar a STX Entertainment, alegando que a produtora “diluiu e contaminou” a reputação dos Muppets.

O filme, proibido para menores de 18 anos, traz cenas como: um Muppet se oferecendo para fazer sexo oral por 50 centavos na estrela do filme, Melissa McCarthy; Muppets decapitados por tiros de escopeta; dous bonecos fazendo sexo “que culmina numa cena onde um deles é retratado ejaculando copiosamente por um longo período”, como o processo descreve o trailer, de forma precisa.

O trailer traz ainda o slogan “Sem Sésamo. Só rua”. Com isso, de acordo com o processo, a STX “parece querer semear confusão na mente do público quanto à associação entre o filme, a Vila Sésamo e seus amados Muppets”.

“Não acredito que não fomos consultados e que não pediram nossa aprovação para isso”, escreveu o presidente da Sesame Workshop Jeffrey Dunn num email enviado à Henson Co. “O trailer é praticamente pornográfico.”

Na resposta, Lisa Henson, presidente da Henson Co., pede desculpas, mas diz que ela e o irmão não tinham como interferir no marketing do filme, feito pela STX.

“O conceito do ‘Happytime’ é de um mundo original onde todos os tipos de bonecos vivem com os humanos como uma segunda classe”, escreve Lisa Henson. “Nós resistimos a sugestões de fazer alguns personagens mais parecidos com os Muppets ou de fazer Muppets monstros, porque essa era a ideia errada para o filme. Usar a imagem dos Muppets para vender o filme não é o que queríamos fazer.”

Mas os executivos da STX parecem menos preocupados. Eles se recusaram a modificar voluntariamente a campanha de marketing, retirando o slogan com referência à Vila Sésamo. Após o processo ser aberto, na última quinta-feira, a STX respondeu com uma nota atribuída a "Fred, Esq", um boneco-advogado.

O trailer não infringe nenhuma marca e apenas retrata “as histórias não contadas dos bonecos de Henson quando eles não estão se apresentando para crianças”, diz o comunicado. “Ficamos desapontados se a Sesame Street não compartilha da diversão, mas estamos confiantes em nossa posição legal. Esperamos apresentar a um público adulto nossos adoráveis personagens.”

Nos bastidores, os advogados reais da STX parecem estar levando o processo um pouco mais a sério. David Halberstadter escreveu uma longa carta na qual diz não acreditar que qualquer pessoa possa confundir os mundos da Vila Sésamo com o de “Happytime”.

Halberstadter lembra ainda que a própria Vila Sésamo tem um longo histórico de paroadir outras produções, em casos como os de "Twin Beaks," "A's Anatomy" e "Orange is the New Snack".