Cultura Música

Prince pode ter deixado 20 mil faixas inéditas

Irmã do cantor deve herdar fortuna que somaria R$ 716 milhões
Prince em show de 1994 Foto: PATRICK HERTZOG / AFP
Prince em show de 1994 Foto: PATRICK HERTZOG / AFP

RIO - Segundo jornais dos Estados Unidos e da Inglaterra, o cantor, guitarrista e compositor Prince, morto na quinta-feira, aos 57 anos teria um arquivo que mantinha em segredo com 20 mil canções inéditas, em seu estúdio, em Minnesota, nos EUA. Em visita ao Paisley Park, em 1995, o GLOBO conheceu o cofre onde o músico guardava, à época, as gravações de cerca de cem faixas .

Tanto esse tesouro — ainda não revelado publicamente, mas cuja existência é corroborada por fontes ligadas a Prince — quanto a sua fortuna estimada em R$ 716 milhões deverão ficar com sua irmã mais nova, Tyka Nelson, de 55 anos, já que o artista não era casado (ele teve dois divórcios) e nem deixa filhos. Ainda não se sabe se ele havia feito um testamento.

Com a morte de Prince, o interesse (e a procura) por sua música cresceu imensamente nos últimos dias. Somente na quinta, quando foi noticiada sua morte, cerca de 230 mil discos e 1 milhão de singles de seu catálogo foram vendidos nos Estados Unidos, de acordo com a BuzzAngle Music, organização que acompanha as vendas do mercado de música americano diariamente.

Prince foi encontrado morto no estúdio, no estado americano do Minesotta, às 10h07m (horário local) desta quinta-feira. A informação foi confirmada por Yvette Noel-Schure, assessor do músico. A polícia disse que Prince foi encontrado num elevador e que tentaram ressuscitá-lo, sem sucesso. Não havia sinais de crime na cena e a hipótese de suicídio foi descartada.


A irmã de Prince, Tyka Nelson, em Paisley Park, em Minnesota
Foto: AP/Steve Karnowski
A irmã de Prince, Tyka Nelson, em Paisley Park, em Minnesota Foto: AP/Steve Karnowski

Dono de sete prêmios Grammy, conquistados entre 1984 e 2007, Prince emplacou cinco canções no topo da lista da "Billboard" e vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo da carreira. Ele também venceu o Oscar de Melhor Canção Original em 1985, por "Purple rain" e o Globo de Ouro, por "The song of the heart", em 2006.

Na semana passada, o cantor foi levado às pressas a um hospital de Moline, no Illinois. O problema de saúde do astro, que não foi revelado, obrigou seu avião particular a fazer um pouso de emergência na cidade quando ele voltava de Atlanta, onde havia se apresentado. Nesta quinta-feira, o "TMZ" afirmou que ele sofreu uma overdose de analgésicos para tratar dores no quadril e recebeu uma tratamento.

Ele cancelou duas apresentações em 7 de abril, mas preferiu manter o show de Atlanta, apesar de não estar se sentindo bem. Depois de cantar, ele embarcou no avião e teve uma "piora considerável" no que foi descrito como uma gripe. Então, o avião precisou pousar para que ele recebesse tratamento.