Cultura Música Eleições 2018

Roger Waters reage a vaias e se diz 'censurado' em segundo show em São Paulo

Ex-Pink Floyd tirou o '#Ele Não' do final de sua apresentação
Roger Waters duranteo o show desta terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo Foto: Ale Frata / Agência O Globo
Roger Waters duranteo o show desta terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo Foto: Ale Frata / Agência O Globo

RIO — Na segunda apresentação de sua turnê brasileira, nesta quarta-feira, Roger Waters ironizou as vaias recebidas na noite anterior, quando exibiu a mensagem "#Ele Não" no telão de seu palco, também na Arena Palmeiras, em São Paulo. Na imagem em que o ex-líder do Pink Floyd denuncia o crescimento do neo-fascismo, a menção ao Brasil e a Bolsonaro foi coberta por alguns segundos pela mensagem "ponto de vista político censurado". ( Análise : por que protesto de Roger Waters não deveria surpreender ninguém? )

Próximo ao fim do show, o telão que exibira, na noite anterior, o #EleNão, mostrou apenas a mensagem "nem fodendo"  — que já aparecia no muro da turnê "The Wall", de 2012, em resposta à pergunta feita na letra da canção "Mother": "Mother, should I trust the government" (ou, "Mãe, eu deveria confiar no governo?"). Waters explicou a decisão e falou sobre seu ativismo, antes de abrir o bis do show, com a própria "Mother".

“No show de ontem, não só no estádio, mas na saída, houve alguns fatos tristes. Mas minha sugestão é essa. É do nosso interesse, como comunidade humana, criar um futuro para nossos filhos e futuras gerações. Teremos de achar um jeito de usar nossa luta para combater os porcos”, disse, fazendo uma referência a "Pigs (Three different ones)", uma das canções do show.

Nas redes sociais, o novo protesto causou confusão. Alguns usuários viram apenas a imagem com a tarja que cobria o nome de Bolsonaro, entendendo que o cantor teria sido realmente censurado.

Quando alguns começaram a gritar “ele não”, Waters se esquivou:

“Eu não faço ideia do que vocês estão gritando. Eu estou fora dessa conversa. Mas ouçam: eu sinto o amor neste lugar e queremos que este futuro seja com o reconhecimento de que os direitos individuais são importantes. E todas as etnias, religiões e nacionalidades merecem ter os direitos humanos básicos”, disse.

Uma foto no Instagram mostrou, mais cedo, um grupo na arquibancada carregando uma faixa com os dizeres "Fuck you, Roger. Play the song" (, ou "vai se foder, Roger. Toque a música", em tradução direta), o que causou revolta de parte do público. Agentes que faziam a segurança do show precisaram intervir.

Visualizar esta foto no Instagram.

Legenda na faixa, #rogerwaters #vaidarpalpitenapqp

Uma publicação compartilhada por Humberto beraldo (@drberaldo) em

Após os dois shows na capital paulista, Waters parte para Brasília (13), Salvador (17), Belo Horizonte (21), Rio (24), Curitiba (27) e Porto Alegre (30). No Rio, o Maracanã será o palco. Ainda há ingressos para todas as apresentações

Waters fez seu primeiro show no Brasil em 2002, com uma coletânea dos sucessos do Pink Floyd e de sua carreira solo. Em 2007, voltou com a turnê que apresentava o clássico “Dark side of the moon“ na íntegra. Cinco anos depois foi a vez de os brasileiros assistirem ao impactante “The Wall”, com as impressionantes projeções no gigantesco muro que ia sendo construído conforme o show avançava — para ser derrubado no final — e a homenagem a Jean Charles, o brasileiro morto pela policia de Londres.

Veja o repertório completo do show:

Set 1:

"Breathe" (Pink Floyd)

"One of these days" (Pink Floyd)

"Time" (Pink Floyd)

"Breathe" (Reprise)  (Pink Floyd)

"The great gig in the sky" (Pink Floyd)

"Welcome to the machine" (Pink Floyd)

"Déjà vu"

"The last refugee"

"Picture that"

"Wish you were here" (Pink Floyd)

"The happiest days of our lives" (Pink Floyd)

"Another brick in the wall" Part 2 (Pink Floyd)

"Another brick in the wall" Part 3 (Pink Floyd)

Roger Waters no primeiro show da turne "Us + Them" no Brasil, dia 9, na Arena Palmeiras, em São Paulo Foto: CAMILA CARA / Divulgação
Roger Waters no primeiro show da turne "Us + Them" no Brasil, dia 9, na Arena Palmeiras, em São Paulo Foto: CAMILA CARA / Divulgação

Set 2:

"Dogs" (Pink Floyd)

"Pigs (Three different ones)" (Pink Floyd)

"Money" (Pink Floyd)

"Us + Them" (Pink Floyd)

"Smell the roses"

"Brain damage" (Pink Floyd)

"Eclipse" (Pink Floyd)

"Encore:

"Mother" (Pink Floyd)

"Comfortably numb" (Pink Floyd)