Economia

Número de assinantes da Netflix passa de 100 milhões e lucro sobe 60%

Clientes fora dos Estados Unidos já são maioria

Kevin Spacey em cena do “House of Cards” Foto: David Giesbrecht/Netflix/AP
Kevin Spacey em cena do “House of Cards” Foto: David Giesbrecht/Netflix/AP

NOVA YORK - Com uma expressiva expansão internacional, a Netflix registrou um avanço de 60% no lucro no segundo trimestre, para US$ 65,6 milhões. A empresa, pioneira na transmissão de programas de TV pela internet, ultrapassou a marca de 100 milhões de assinantes e agora mais da metade deles está fora dos Estados Unidos.

A empresa superou as estimativas de Wall Street ao captar mais 5,2 milhões de assinantes no segundo trimestre e previu a continuidade do impulso conforme se expande internacionalmente. O lucro líquido da empresa aumentou de US$ 40,8 milhões no segundo trimestre de 2016 (US$ 0,09 por ação) para US$ 65,6 milhões de dólares no último trimestre (US$ 0,15 por ação).

Em carta aos acionistas, a Netflix afirmou que espera que o crescimento no exterior garanta em 2017 seu primeiro lucro anual em mercados externos. No fim de junho, o Netflix registrou pela primeira vez um maior número de assinantes no exterior que nos Estados Unidos — 52,03 milhões ante 51,92 milhões.

A empresa disse que o forte portfólio de conteúdo, como a série “13 Reasons Why“ e a mais recente temporada do drama político “House of Cards”, ajudou a atrair novos clientes no segundo trimestre que tipicamente é o mais lento do ano.

O Netflix acrescentou 4,14 milhões de usuários fora dos EUA, ante estimativa média dos analistas de 2,59 milhões de dólares, de acordo com dados da empresa de análises FactSet. Nos Estados Unidos, foram adicionadas 1,07 milhão de assinaturas, superando a estimativa média de analistas de 631 mil.

O Netflix gasta US$ 6 bilhões por ano em conteúdo para conquistar novos assinantes, com o objetivo de se tornar o serviço dominante de transmissão de filmes e TV em todo o mundo, mesmo quando enfrenta uma desaceleração no crescimento de clientes nos EUA. A empresa está customizando conteúdo para diferentes países e acrescentando programas em vários idiomas.

A empresa com sede em Los Gatos, Califórnia, disse que espera reportar fluxo de caixa negativo “por muitos anos”, pois investe em conteúdo para adicionar novos assinantes. O Netflix disse que as receitas aumentaram 32,3% US$ para 2,79 bilhões no trimestre encerrado em junho.