Economia Petróleo e energia

Funcionários da Eletrobras podem suspender greve nesta terça-feira

Encontro com parlamentares é exigência da categoria para voltar ao trabalho

Sede da Eletrobras no Centro do Rio. Foto: Nadia Sussman/Bloomberg
Sede da Eletrobras no Centro do Rio. Foto: Nadia Sussman/Bloomberg

RIO - Os funcionários das empresas do grupo Eletrobras podem suspender a greve de 72 horas já na manhã desta terça-feira em assembleias regionais em todo país. A informação é da Federação Única dos Urbanitários (FNU), da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel) e do Sintergia-RJ. O movimento é contra a privatização da Eletrobras e pela saída do presidente da estatal, Wilson Ferreira.

LEIA MAIS: Justiça derruba decisão que impedia privatização de distribuidoras da Eletrobras, diz AGU
De acordo com o Secretário de Energia da FNU, Fernando Pereira, se for concretizada a possibilidade de a categoria se reunir com o Congresso, Câmara ou Senado, para discutir a questão da privatização da Eletrobras, o movimento poderá ser suspenso já na manhã desta terça-feira.

- Com a sinalização positiva da abertura do diálogo, poderemos indicar amanhã de manhã (terça) pelo fim da greve de 72 horas iniciada nesta segunda - destacou Fernando Pereira.

Nesta segunda-feira, os piquetes impediram a entrada de grande número de empregados da Eletrobras na sede da companhia no centro do Rio.

O secretário de Energia da FNU, Fernando Pereira, disse que a categoria considerou que cumpriu a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de que fosse mantido ao menos 75% dos trabalhadores de cada uma das empresas da Eletrobras. Isto porque, segundo ele, apesar de não ter ocorrido a troca dos turnos, foi mantida a operação normalmente do sistema.

Os trabalhadores aguardam também um encontro com a direção da Eletrobras na próxima quarta-feira, dia 13, para discutir sobre o acordo coletivo da categoria, que é em maio.

Segundo Fernando Pereira, a empresa aceitou conceder o INPC de maio de 2017 a abril de 2018 à categoria, que é de 1,69%. O problema, Segundo Pereira, é a retirada de uma cláusula no plano de saúde da categoria que, segundo ele, permite que a qualquer momento a empresa possa mudar suas regras.

- Se abriu um canal de negociação, o que é importante. Mas se as negociações não avançarem, está prevista a possibilidade de a categoria decidir por uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 . Mas queremos apostar na abertura do diálogo - destacou Fernando Pereira.