Rio

Veja as principais perguntas e respostas sobre a febre amarela

Saiba quem deve se vacinar no Rio de Janeiro entre outras questões
Vacina contra febre amarela Foto: Clarice Castro / Agência O Globo
Vacina contra febre amarela Foto: Clarice Castro / Agência O Globo

RIO - Após a confirmação da primeira morte por febre amarela este ano no estado, a secretaria estadual de Saúde divulgou as principais perguntas e respostas que envolvem a doença. Tire suas dúvidas:

LEIA MAIS:

Veja a situação atual de casos de febre amarela no Rio de Janeiro

Sumiço de macacos na Reserva do Tinguá, onde animal morreu infectado, é investigado

Saiba quem deve tomar a vacina de febre amarela no Rio

O que é febre amarela?

É uma doença hemorrágica transmitida por mosquito e causada por um vírus da mesma família dos da dengue da zika, a Flaviviridae. Ela tem curta duração, não costuma passar de 12 dias, e apresenta graus diferentes de intensidade. Nas formas leves, os sintomas podem passar quase despercebidos. Nas graves, é letal em cerca de 50% dos casos. O nome se deve ao tom amarelado causado pela icterícia em alguns pacientes.

Qual a diferença entre a urbana e a silvestre?

A doença é a mesma. O que muda é o mosquito transmissor, que também é o reservatório do vírus. Na silvestre, é principalmente o Haemagogus janthinomys e, em menor escala, os do gênero Sabethes. O da urbana, o Aedes aegypti. A forma urbana preocupa mais devido à ampla distribuição do Aedes.

Situação atual da doença no Rio de Janeiro?

Até agora foram registradas três mortes, uma delas em Teresópolis, na Região Serrana;  e outras duas em Valença, no Sul Fluminense. Também há um caso da doença confirmado em Valença, em que o paciente está internado em Resende.

Outros cinco internados no Hospital Escola de Valença estão sob suspeita de febre amarela, sendo três pessoas no CTI e duas na enfermaria.

Quem deve se vacinar no Rio de Janeiro?

O Brasil segue a recomendação da OMS de uma dose da vacina, que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso para quem não tomou a vacina na infância. No caso das crianças menores de 4 anos, no entando, a recomendação é que elas devem receber a vacina a partir dos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos de idade.

No entanto, o Ministério da Saúde anunciou, no dia 9 de janeiro de 2018, que vai adotar, entre os dias 19 de fevereiro e 9 março deste ano, o fracionamento de doses da vacina contra a febre amarela em três estados: Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Com a divisão, uma dose que antes era aplicada em uma só pessoa será destinada para quatro.

Segundo o ministério, a dose fracionada não será destinada a todos. Crianças de 9 meses a até 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids), gestantes e viajantes internacionais vão continuar tomando a dose padrão.

A dose fracionada também não vale para quem for viajar a países que exijam o certificado internacional de vacinação contra a a febre amarela.

Por quanto tempo protege a vacina fracionada?

Por oito anos. Após esse período, é preciso tomar uma nova dose.

Quem tomou a vacina ano passado precisa se vacinar de novo?

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, quem foi vacinado no ano passado tomou a dose única e não precisa se vacinar novamente.

Assim como São Paulo, o governo do Rio também vai pedir a antecipação da campanha de vacinação?

Até o momento esse pedido não foi feito, e não há nenhuma indicação de que será feito. Na semana passada, o governo de São Paulo pediu ao Ministério da Saúde que as datas seja antecipadas devido ao risco do avanço da doença. Até o momento, no entanto, a Pasta não deu um retorno sobre essa possibilidade.

Quem não deve tomar a vacina?

Pessoas com alergia a algum componente da vacina, como ovos e derivados, assim como quem está com febre. Além disso, quem faz tratamento com terapias imunossupressoras, como quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides também não devem tomar a dose. Gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores do vírus HIV e idosos com mais de 60 anos também não possuem recomendação para tomar a vacina.

E no caso de quem mora em uma área com circulação dos vírus?

Neste caso é preciso avaliar com um médico a possibilidade de vacinação caso faça parte de algum dos grupos que possuem contra-indicação para tomar a vacina.

Como deve se proteger quem não pode se imunizar?

Evitar áreas de mata em regiões com casos da doença, além de usar repelente e se proteger das picadas.

Quem toma a vacina contra a febre amarela fica protegido por quanto tempo?

Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida.

Como a vacina é feita? Ela é segura?

A vacina é feita com um vírus atenuado e existe desde 1937, tendo sido aperfeiçoada depois. Algumas pessoas podem apresentar reações brandas, como febre. E, em casos raros, pode ocorrer uma doença semelhante à própria febre amarela. Mortes são consideradas extremamente raras.

Quem se vacinou há mais de 10 anos tem que tomar outra dose?

Não é necessário se vacinar novamente.

Que tipo de reação esta vacina pode provocar?

Pode haver reações no local da injeção, além de febre e mal-estar. Reações adversas mais graves são raras

Hipertensos e diabéticos podem ser vacinados?

Não há contraindicação para hipertensos e diabéticos.

No caso das crianças que precisam se vacinar, quais são os riscos de receber a vacina contra a febre amarela junto com outras vacinas?

A vacina de febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que as vacinas tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Se a criança tiver alguma dose em atraso, ela pode tomar junto com a vacina da febre amarela, com estas exceções citadas – tríplice e tetra viral. Já para as crianças que não receberam nenhuma destas três vacinas e têm que atualizar a situação vacinal, a recomendação é para que recebam a primeira dose contra febre amarela e posteriormente, com intervalo de pelo menos 30 dias, recebam a tríplice viral ou tetra viral.

Idosos podem se vacinar?

Os idosos devem procurar seu médico para uma avaliação. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, se o médico considerar que o idoso tem boas condições de saúde, deve tomar a vacina.

Como a febre amarela pode ser evitada?

Com uma vacina, altamente eficaz. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 99% das pessoas vacinadas ficam imunizadas. A vacinação é o modo mais eficiente de evitar a disseminação de surtos.

A vacina gera algum problema para quem vai doar sangue?

O doador de sangue precisa esperar quatro semanas para doar após tomar a vacina da febre amarela. Por isso, é importante que as pessoas doem sangue antes de se vacinar.

Qual a orientação para turistas estrangeiros que visitam as áreas de recomendação de vacina no Rio?

A partir de 4 de abril de 2017, a OMS passou a recomendar a vacinação contra febre amarela para turistas estrangeiros que visitem o Estado do Rio de Janeiro, incluindo as áreas urbanas.

Onde encontrar a vacina?

Em postos de saúde ou em clínicas particulares por cerca de R$ 250.

Quais são os primeiros sintomas da doença?

A doença se manifesta de três a seis dias depois da picada pela fêmea do mosquito. Os sintomas surgem de forma abrupta. A pessoa quase sempre começa a se sentir muito mal repentinamente. Ela tem febre súbita, calafrios, forte dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza e vômitos. A maioria das pessoas melhora depois, mas cerca de 15% desenvolvem a forma grave da doença após um intervalo de até um dia sem sintomas. Nesses casos, pode haver icterícia, que deixa pele e ossos amarelados, hemorragia e insuficiência dos órgãos.

Em quanto tempo a doença se manifesta?

Geralmente, de três a seis dias após a picada do mosquito. Em casos excepcionais, até 15 dias.

Como é o tratamento da febre amarela?

Não existem medicamentos específicos. Apenas os sintomas são tratados e a pessoa melhora em função da resposta de seu sistema imunológico. Analgésicos e antitérmicos podem ser usados para aliviar a dor e a febre. O Ministério da Saúde, no entanto, recomenda evitar aspirina e derivados, já que podem favorecer reações hemorrágicas.

Onde há registros de casos de febre amarela no Brasil?

Desde 2017, há registros da doença no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Em que outros países há febre amarela?

Cerca de 90% dos casos no mundo acontecem na África, o continente de origem da doença e onde há 47 países onde a febre amarela é endêmica. A febre amarela também está presente nas Américas do Sul e Central. A OMS estima que a febre amarela mate até 60 mil pessoas por ano no mundo. O número real de casos de doença e morte é difícil de ser estimado porque a febre amarela muitas vezes é confundida com outras infecções e os casos leves não são notificados.

Qual é a taxa de letalidade da doença?

A taxa de letalidade da febre amarela no Brasil é muito elevada e chega a 50%, com base nos surtos registrados a partir de 1980. Porém, há variação de um surto para outro de 23% a 100%.

Qual a origem da febre amarela?

A febre amarela se originou na África. Ela chegou ao Brasil no século XVII com a escravidão, trazida em navios negreiros, junto com o Aedes aegypti. A primeira epidemia descrita no Brasil aconteceu em 1685 em Recife. Já era o maior problema de saúde pública no século XIX.  Coube às famosas campanhas lideradas por Oswaldo Cruz e seus sucessores, o controle da febre amarela urbana na primeira metade do século XX. Porém, a febre amarela silvestre nunca deixou de ser uma ameaça à saúde pública.

Qual o papel dos macacos?

Os macacos são hospedeiros naturais. Eles adoecem e morrem da doença. Principalmente, os bugios (também conhecidos como barbados ou guaribas) e os sauás (ou guigós). O reservatório da doença é o mosquito. A morte dos macacos é um aviso de que o vírus está presente numa determinada região.

VEJA TAMBÉM:

Acervo O GLOBO: Cem anos sem Oswaldo Cruz, que erradicou a febre amarela no Rio

Acervo O GLOBO: Febre amarela, um desafio para a saúde pública do país desde o século XVII