Brasil

Maconha sintética transforma pessoas em 'zumbis', alerta polícia dos EUA

Policiais da Flórida tem sido chamados para atender "cenas de filme de horror'
Usuários de spice desmaiados em parque Foto: Clearwater Police Department
Usuários de spice desmaiados em parque Foto: Clearwater Police Department

RIO - Um avanço do uso e da overdose por maconha sintética (também chamada de spice) está alarmando moradores e até policiais de várias cidades da Flórida, nos EUA. Segundo órgãos de segurança, os usuários ficam inconscientes, parecendo-se com "zumbis", depois de usar a substância que vem sendo chamada de "spice".

A maior parte dos casos foi registrado nas cidades de Tampa, Clearwater e São Petersburgo. Em Tampa, o número de overdoses "chegou a níveis sem precedentes", diz a polícia. Já em Clearwatter foram mais de 25 chamados de emergência para atender usuários da droga.

Há uma semana, policiais e médicos da área avisaram que o aumento pode estar ligado a um lote contaminado de spice. Houve pelo menos três casos de overdose apenas na última quarta-feira. No mesmo dia, o departamento de polícia de Clearwater fez um vídeo onde um usuário não consegue nem dizer seu nome ao ser interrogado.

"O aumento é realmente sem precedentes. Nossas equipes têm atendido cada vez mais casos. Dois investigadores saíram e só receberam chamados para casos da droga num dia da semana passada. As pessoas parecem saídas de um filme de zumbis", conta o major Eric Gandy, de Clearwater. "Só num dia tivemos 15 pessoas incapacitadas pela droga".

As salas de emergência da região estão lotadas de casos, afirma a polícia, principalmente porque um lote da droga teria sido contaminado ou adulterado com algum produto químico. "Pois é, eu sei que posso estar cheirando veneno de rato", disse um usuário que se identificou apenas como Teddy;

Material apreendido, com lotes contamidados Foto: Divulgação
Material apreendido, com lotes contamidados Foto: Divulgação