• Crescer online
Atualizado em
Meninos precisam de cuidados extras com a região genital (Foto: Thinkstock)

(Foto: Thinkstock)

Ao nascer, os meninos possuem o prepúcio, pele protetora do pênis, grudado à glande, o que é chamado de fimose fisiológica. Apesar dele se desprender sozinho ao longo dos anos, muitos pais temem que essa condição se prolongue, caracterizando uma fimose verdadeira, capaz de provocar uma dor terrível ao urinar. Por conta disso, durante muitos anos, pediatras recomendaram a retração diária do prepúcio, com o intuito de estimular que a pele se soltasse, mas isso está mudando.

Mariane Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), não indica as massagens no pênis durante o banho, garantindo que é necessário fazer apenas a limpeza normal da ponta. “Há o risco de essa retração forçada causar uma parafimose, condição na qual a pele do prepúcio fica presa, comprimindo parte do pênis. Como compromete o fluxo sanguíneo até a glande, a parafimose pode passar a exigir uma cirurgia, antes desnecessária”.

Caso haja de fato um quadro grave de fimose, a partir dos seis meses de idade, o pediatra poderá recomendar um medicamento ou, com pelo menos 1 ano, a cirurgia conhecida como circuncisão. “O que a gente sugere é que os pais estejam sempre atentos às características da urina do filho. Uma das indicações de que é necessária cirurgia para fimose é a infecção urinária. Por isso, é importante que pai e mãe estejam sempre atentos a alterações de cor, cheiro e quantidade”, explica Mariane.

Se o prepúcio a princípio não é motivo de preocupação, tampouco o esmegma, secreção branca que por vezes fica armazenada dentro dele. A especialista frisa que apesar da manipulação do pênis não interferir na produção da substância, é preciso ter cuidado na limpeza. “Pode sim limpar no banho, mas não é necessário fazer uma extração ou qualquer método invasivo para retirá-lo, pois isso pode acabar machucando”.

Recentemente, em sua coluna na Crescer, o Dr. Carlos González também recomendou que os pais não baixassem a pele do pênis do bebê e foi amplamente criticado nas redes sociais. Com a medicina em constante evolução, ainda há muitos pediatras e enfermeiros que recomendam a retração do prepúcio, mas se não houver um quadro grave de fimose, é preferível deixar que essa pele se desprenda por conta própria, o que deve acontecer até a puberdade.

Cabe aos pais, portanto, apenas a limpeza normal da área, evitando o excesso de manipulação do pênis, que pode causar machucados e/ou inflamações. Além disso, Mariane reforça que os bebês nunca devem ser medicados para fimose sem a prescrição do pediatra, que o fará quando e se necessário.

Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.

selo app crescer (Foto: Crescer)