• Redação Galileu
Atualizado em
Pirâmide de Tepanapa, no México, é a maior do que as famosas pirâmides do Egito (Foto: Ronald Woan/Flickr)

Pirâmide de Tepanapa, no México, é a maior do que as famosas pirâmides do Egito (Foto: Ronald Woan/Flickr)

Se algum dia você for para a cidade de Puebla, no México, talvez você passe por uma enorme colina com uma igreja no topo. Dê atenção à esta colina porque, sob ela, se encontra a maior pirâmide do mundo.

A Pirâmide de Tepanapa, como é chamada, tem quase o dobro do volume da Grande Pirâmide de Gizé e possui uma base quase quatro vezes maior do que a famosa pirâmide egípcia, como você pode ver neste vídeo do Business Insider.

Apesar da Pirâmide de Gizé ser mais alta (são 138,8  metros contra os 66 da mexicana), a pirâmide latina é muito maior em termos de volume. Estruturalmente, ela é semelhante a Pirâmide do Sol, também localizada no México e terceira maior do mundo.

Leia mais:
+ Cientistas encontram 'espaço vazio' secreto na Grande Pirâmide de Gizé
+ Estudante encontra vila no Canadá mais antiga que as pirâmides do Egito

Os arqueólogos que têm estudado a pirâmide afirmam que o local foi construído há 2.300 anos e abandonado entre os séculos 7 e 8 — o motivo é desconhecido. Não se sabe ao certo quem a construiu ou se o povo sabia que a argila usada na construção favorecia o crescimento de plantas sobre o monumento. Foi por causa desse material que surgiu a vegetação que escondeu a pirâmide por tanto tempo.

Nem mesmo o espanhol Hernán Cortés, que destruiu o Império Asteca de Moctezuma II e deve ter passado pela colina, notou que havia uma pirâmide gigantesca abaixo de seus pés. Isso aconteceu em 1519.

A pirâmide só foi descoberta em 1910, pelos moradores da região. Desde então, os arqueólogos já acharam mais de 400 corpos enterrados na pirâmide e ao redor dela, o que pode indicar que o local foi um importante centro de culto e sacrifícios.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.