11 filmes inspiradores (e com lições de vida incríveis!) para ver já

Prepare-se para se emocionar, rir, chorar... e até mudar sua percepção sobre a vida!


audima
Paola Antonini é apaixonada por cinema (e a gente também!) (Foto: Instagram/Reprodução) — Foto: Glamour

Ei, gente! Estou de volta pra falar de um assunto bem diferente do que tenho falado por aqui: filmes. Quem me acompanha pelo Instagram sabe o quanto sou viciada em ir ao cinema e sempre procuro longas e séries novas pra assistir.

Por isso, na minha coluna deste mês, preparei algo bem especial: escolhi 11 filmes inspiradores e que ensinam lições incríveis que vocês não podem deixar de assistir! Prepare a pipoca e o lencinho:

+ Especial anos 2000: os filmes que marcaram a década
+ 10 filmes que você precisa assistir pra aprender mais sobre feminismo
+ Top 15: as melhores comédias românticas de todos os tempos!

1. Os Intocáveis (2011)

É com certeza um dos meus filmes preferidos! É uma obra francesa que conta a história de Philippe, um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Ele faz uma seleção para contratar um assistente e decide contratar Driss. Juntos, eles descobrem as dificuldades e a beleza da vida e criam uma grande amizade. É um filme muito emocionante e promete boas risadas.

2. Extraordinário (2017)

Extraordinário conta a história de Auggie Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformação facial e que, após 27 cirurgias, vai finalmente frequentar uma escola regular e lidar com todas as situações difíceis e possíveis para uma criança. É um filme lindo, tocante, que aborda um tema muito importante que é a inclusão e a beleza de ser diferente. Além de atentar também para as relações familiares em geral, o filme aborda sobre comportamentos em sociedade. Acho um longa essencial pra toda família assistir! Ele destaca assuntos que precisam ser abordados na atualidade. Impossível não se emocionar e se apaixonar pelo protagonista.

3. Beleza Oculta (2016)

Beleza Oculta é um filme que aborda – com metáforas e de forma muito artística – o tempo, o amor e a morte. Após perder uma filha de 6 anos, Howard (Will Smith), um publicitário de sucesso, entra em uma forte depressão e passa a escrever cartas de desabafo para a morte, o tempo e o amor, que acabam se materializando nos personagens de Helen Mirren, Keira Knightley e Jacob Latimore e começam a ajudá-lo a passar por essa perda. É um filme tocante e que ensina lições que,por mais clichês que pareçam ser, precisam ser sempre reforçadas.

4. Até O Último Homem (2016)

Outro filme que com certeza está na lista dos meus filmes preferidos! Ele ensina lições de coragem, princípios, fé e superação, além de contar uma linda história de amor. Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado e médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma de qualquer forma por princípios pessoais e enfrenta muitas dificuldades e maldade das pessoas durante o treinamento. Porém, durante uma batalha, ele arrisca a própria vida e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. É uma história real e sem dúvidas vai levar vocês às lágrimas em algum momento!

+ Filmes: lista mostra as 100 melhores comédias de todos os tempos
+ 10 filmes que você pre-ci-sa assistir se amou Stranger Things
+ Dia das Crianças: 10 filmes que nos fazem querer voltar à infância

5. A Teoria De Tudo (2014)

O filme conta a história de superação do astrofísico Stephen Hawking, que faleceu em março deste ano após 55 anos lutando contra uma doença motora degenerativa. Ainda jovem, com 21 anos, Stephen descobriu que sofria esclerose lateral amiotrófica. Após ficar dependente de uma cadeira de rodas e receber uma expectativa de dois anos. Além de ser uma história emocionante de superação e que mostra o amor incondicional entre ele e sua esposa Jane, com quem foi casado por 30 anos. A atuação de Eddie Redmayne é tão excepcional que ainda garantiu a ele um Oscar de melhor ator!

6. A Vida É Bela (1998)

Um dos filmes mais lindos de todos os tempos. É aquele que, se você ainda não viu, TEM QUE VER! É uma produção italiana que conta a história de um judeu (Guigo) e seu filho (Giosué) que, durante a Segunda Guerra Mundial, são levados para um campo de concentração nazista. Ele, durante todo o filme, usa a sua imaginação para inventar histórias e situações para fazer o menino acreditar que eles estão participando de uma grande brincadeira no meio de todo aquele terror e tristeza em volta deles. É um longa maravilhoso que mostra o amor incondicional de um pai pelo filho.

7. Estrelas Além Do Tempo (2016)

É um filme que se passa na década de 1960 e conta a história de três mulheres negras funcionárias da NASA que, dia após dia, precisaram provar a competência e ainda lidar com as leis de segregação racial ainda em vigor nos Estados Unidos na época. Durante a Guerra Fria, esse grupo de mulheres negras foi essencial para o desenvolvimento de novas operações tecnológicas e, com isso, garantiram a vitória dos EUA. O que torna o filme ainda mais especial, além de relatar o brilhantismo desse grupo e o quão fortes eram, é que ele retrata uma história real de luta pelos direitos e superação!

8. Poder Além Da Vida (2006)

Filme incrível e que conta a história de Dan Millman, um jovem ginasta que sonha em participar das Olimpíadas. Depois de sofrer uma séria lesão, ele conta com a ajuda de Sócrates, um estrangeiro que conhece e que o ajuda a passar por cima desse momento difícil e ver o lado bom da vida. Além de contar uma grande história de superação, o filme aborda assuntos como força interior, pensamento positivo e a importância de persistir no que se ama e acredita. Uma das minhas frases preferidas dele (e que levo pra vida) é: “A jornada é o que nos traz a felicidade e não o destino”. Isso nos faz refletir sobre a importância de aproveitarmos cada dia e não pensarmos sempre no resultado final.

9. Forrest Gump (1994)

É um filme antigo, mas que todos precisam ver. Acabei assistindo ele logo depois do meu acidente, quando fiz uma maratona de filmes e ele foi com certeza um dos que mais me tocou. Ele junta uma história de vida linda de superação com humor, o que deixa o filme fácil de assistir. Forrest é uma criança com o QI baixo e algumas dificuldades motoras, mas que desde sempre teve um bom coração, com uma ingenuidade única. Ele conta 40 anos de história dos Estados Unidos pelos seus olhos, mostrando sempre a bondade (e com isso consegue tocar o coração de todos que assistem ao filme). O filme acabou levando seis estatuetas do Oscar em 1994! Na minha opinião, mais que merecido.

10. Uma Razão Para Viver (2017)

Esse filme foi um dos últimos que assisti. Enquanto voltava de uma viagem, li a sinopse e a história me interessou muito. O filme conta a vida de Robin Cavendish, que em 1958, ainda jovem, é contaminado pelo vírus da poliomielite enquanto faz uma viagem de trabalho ao Quênia. No início, quando se viu paralisado do pescoço pra baixo e quando foi avisado pelos médicos que jamais sairia da cama, ele pediu por diversas vezes para morrer, mas aos poucos ele foi vendo o lado bom daquilo e foi encorajado pela esposa e lutar pela vida. É linda a história de amor entre ele, a esposa e o carinho do filho durante todo o tempo. Por mais que eu não tenha gostado do final (acho importante fazer essa ressalva), o filme em si mostra uma luta e uma revolução muito grande desse homem que mudou a qualidade de vida dos portadores de poliomielite da época e mostrou uma forma diferente de encarar a doença.

11. Homens de Honra (2011)

O filme conta a história de Carl Brashear, jovem que veio de uma família humilde negra e que desde sempre sonhava em ser mergulhador da marinha. Nos anos 1940, ele se alista na marinha, mas enfrenta o racismo ainda presente no exército e começa então a fazer as únicas atividades permitidas para negros na época, como cozinhar. Brashear tem que lutar contra o preconceito dos colegas e todas as burocracias militares da época e, acaba surpreendendo a todos por sua força, coragem e luta pelos seus direitos. É lindo e emocionante!

Espero que tenham gostado e, se ainda não assistiram algum desses filmes, corram pra assistir! São lindos e ensinam lições maravilhosas.

Nos vemos mês que vem!
Um beijo,
Paola

Curte o conteúdo da Glamour? Ele está no nosso app e agora também no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

Mais recente Próxima Mãe manda bilhete e pede que parem de prender o cabelo da filha na escola: "Ela é black power"

Leia mais