Franquias
Eles fazem sucesso com um sanduíche feito de sorvete e um tradicional doce francês
Fernanda Quintanilha e Rodrigo Wanderley se basearam no macaron para criar a Toutsie. Rede deve fechar 2019 com oito unidades
2 min de leituraUm dos programas de viagens favoritos do casal de dentistas Fernanda Quintanilha e Rodrigo Wanderley é degustar pratos e sobremesas "diferentões". Eles tinham uma carreira bem sucedida na odontologia, mas contam que o sorriso ficava mais fácil e o tempo passava mais rápido quando estavam envolvidos com comida. Isso fez com que procurassem alguma vertente empreendedora em que pudessem aplicar a culinária. E ela veio na primeira mordida que deram em um doce diferente na França: sanduíche de sorvete, sendo que o sofisticado macaron fazia as vezes do pão.
Na época, o casal pesquisou e identificou que não havia nada parecido no Brasil. O único impeditivo, à primeira vista, seria a pouca abrangência do macaron. Notando uma oportunidade de democratizar o item de confeitaria de alto padrão com uma receita própria, eles fundaram a Toutsie no fim de 2017.
Para desenvolver as receitas de macaron e de sorvetes mais resistentes, que durassem mais tempo sem derreter nas mãos dos clientes, o casal passou mais de um ano em consultorias com chefs.
Milhares de combinações
Entre macaron, brownies e sorvetes, o consumidor consegue formar mais de 2660 combinações diferentes do sanduíche. É possível ter uma base de macaron e outra de brownie, por exemplo. O preço do quitute personalizável é R$ 16,90. Há também as opções mini, com combinações prontas, por R$ 9,90. “Além de ser altamente ´instagramável´, é diferente e pode trazer o mesmo cliente de volta várias vezes”, diz Rodrigo.
Também há outras opções de doces, como bolos de pote, por exemplo.
O primeiro quiosque, inaugurado no final de 2017 no Rio de Janeiro, demandou um investimento de R$ 400 mil. Para a abertura da primeira franquia, há dois meses, em São Paulo, investiram R$ 1,5 milhão em uma fábrica que consegue atender as regiões Sul e Sudeste. Dessa forma, os produtos chegam prontos a todas as unidades.
Franquia custa R$ 120 mil
Em um primeiro momento, o plano de expansão da marca prevê apenas quiosques, que demandam um investimento inicial de R$ 120 mil. O valor inclui taxa de franquia, capital de giro, estoque inicial e os equipamentos necessários.
A rede deve fechar o ano com oito unidades. O plano é encerrar o primeiro semestre de 2020 com mais dez, todas no estado de São Paulo. A partir do segundo, a ideia é inaugurar quiosques na região Sul do país.
O casal também adiantou que está trabalhando em um modelo de carrinhos para shopping centers. O modelo deve ter um investimento estimado de até R$ 80 mil, mas ainda não há mais detalhes.