Saúde de Apucarana confirma surto de covid no Lar São Vicente de Paulo

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 14/12/2020
Saúde de Apucarana confirma surto de covid no Lar São Vicente de Paulo

Em reunião na tarde de ontem, no gabinete municipal, foram adotadas medidas emergenciais para conter um surto de Covid-19 detectado no Lar São Vicente de Paulo, em Apucarana. Desde a segunda quinzena de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde vem monitorando a situação na entidade, onde os vicentinos atendem setenta e quatro idosos, todos com idade acima de 65 anos.

Os testes do tipo PCR para Covid-19 vinham sendo feitos semanalmente e encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba. E, ontem, com a chegada dos resultados das coletas feitas no dia 7 de dezembro foi confirmado um surto de coronavírus no Lar São Vicente de Paulo. De 138 pessoas testadas, 23 idosos e 3 funcionários tiveram resultado positivo para Covid-19.

Entre os 23 idosos positivados, uma senhora já havia falecido na semana passada. Outra vítima fatal no Lar São Vicente de Paulo, que também veio a óbito há poucos dias, testou positivo no hospital onde foi internada.

Na reunião de ontem, o prefeito Junior da Femac; o secretário municipal de saúde, Roberto Kaneta; Marcelo Viana (Atenção Básica à Saúde), Luciano Pereira (Epidemiologia) e Nelson Capelaria (Vigilância Sanitária), anunciaram a adoção de medidas emergenciais.

Uma equipe da Autarquia Municipal de Saúde foi imediatamente deslocada para o Lar São Vicente de Paulo, visando submeter todos internos e funcionários a novos exames do tipo PCR (cotonete). Todo o material seria encaminhado para o Lacen, em Curitiba, ainda na madrugada desta terça-feira.

Ao mesmo tempo, após conversas mantidas com o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, e o chefe da 16ª Regional de Saúde, Altimar Carleto, o prefeito Junior da Femac determinou o imediato reforço no atendimento aos idosos.

A entidade passa a dispor de mais um médico e mais quatro auxiliares de enfermagem para acompanhamento dos internos. “Estes servidores da Autarquia Municipal de Saúde irão se somar aos demais profissionais que prestam atendimento rotineiro no lar”, informou o prefeito.

A enfermeira chefe do Lar dos vicentinos, Sidinéia Aparecida Gardina Fregni, que participou da reunião, disse que, infelizmente, apesar de todos os cuidados – com uso de máscaras e de álcool gel para higienizar as mãos – além da testagem semanal de idosos e dos funcionários, ocorreu a contaminação. “Já isolamos num setor separado todos os que testaram positivo para Covid e, a partir de agora, com o reforço da equipe médica vamos acompanhar os infectados em tempo integral”, comentou a enfermeira Sidinéia.

Ainda ontem o prefeito Junior da Femac lembrou que o Município está cumprindo à risca o decreto 41/2020 da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) que trata de recomendações e cuidados especiais em entidades que mantém idosos. “Desde fevereiro esse trabalho de monitoramento vinha sendo realizado e, vale ressaltar, que as visitas foram proibidas neste período”, assinalou.