Bombeiros retomarão buscas por corpos desaparecidos em Brumadinho

Buscas foram interrompidas em 21 de março para não expor as equipes ao novo coronavírus

Por Marcos de Moura e Souza, Valor — Belo Horizonte


O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais retomará as buscas pelos corpos das últimas vítimas soterradas durante do rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da mineradora Vale na cidade de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019.

As buscas foram interrompidas em 21 de março como forma de evitar que os bombeiros, trabalhando em grupos, fossem expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Bombeiros buscam por sobreviventes na lama da tragédia de Brumadinho (MG) — Foto: AP Photo

O governo de Minas informou nesta segunda-feira que os trabalhos deverão ser retomados no dia 27 e que cerca de 60 bombeiros militares tomarão parte das buscas. A data foi fixada após tratativas com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e demais órgãos envolvidos, e em acordo com os protocolos do plano Minas Consciente.

As equipes seguirão uma série de regras de proteção até o caminho das áreas das buscas, nos refeitórios e dormitórios. Medições de temperatura diárias passarão também a ser rotina.

Restam ser encontrado os corpos de 11 vítimas. A queda da barragem do Córrego do Feijão deixou 270 vítimas – entre mortos identificados e os que ainda são dados como desaparecidos.

A Vale informou que tem adotado medidas para ajudar na retomada do trabalho dos bombeiros. Entre essas medidas, está a remoção de parte do rejeito, a melhoria de acessos e a drenagem da áreas afetadas.

Segundo a mineradora, dos estimados 9 milhões de metros cúbicos que desceram da barragem, 1,7 milhão de metros cúbicos foi removido até agora -- conforme aval da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

"Somente após liberação dos bombeiros o rejeito segue para disposição", disse a empresa.

Mais recente Próxima Balança comercial é superavitária em US$ 2,095 bi na 1ª semana de agosto

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!