Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Álvaro Campos, Valor — São Paulo

A Cielo informou nesta terça-feira que assinou memorando de entendimento com seus acionistas controladores, Banco do Brasil e Bradesco. O documento estabelece as condições que regulam o programa de remuneração entre a Cielo e os bancos para a prestação de serviços de intermediação, captação, indicação e manutenção de estabelecimentos comerciais domiciliados dentro das agências.

Sob os termos do acordo, os bancos auxiliarão a Cielo na intermediação, captação, indicação e manutenção desses estabelecimentos, incluindo: apresentação à Cielo dos representantes legais e responsáveis pela tomada de decisões junto ao estabelecimento; eventual participação em reunião inicial e reuniões subsequentes com o estabelecimento, conforme a necessidade e conveniência da Cielo; descrição do perfil e dos principais negócios do estabelecimento; encaminhamento para a Cielo das principais necessidades e expectativas indicadas pelo estabelecimento; identificação e repasse das reclamações recebidas para que a Cielo avalie eventuais pontos de melhoria no relacionamento comercial com vistas a evitar ou mitigar o cancelamento de credenciamentos; e coleta de documentos e informações, bem como elaboração de relatórios.

Em contrapartida a essa prestação dos serviços, os bancos receberão uma remuneração negociada com a Cielo de 10 pontos-base sobre o volume elegível. Esse volume inclui o montante capturado somente em transações domésticas, não inclui transações nas quais a Cielo presta serviços de VAN e leva em consideração critério de rentabilidade mínima de cada estabelecimento.

O termo dos memorandos terá início na data de assinatura e vigorará pelo prazo de 1 ano ou até a formalização dos contratos definitivos pelas partes, o que ocorrer primeiro, retroagindo seus efeitos jurídicos ao dia 1º de janeiro de 2020.

Por se tratar de transações com partes relacionadas, a matéria, a partir da proposta da diretoria-executiva da Cielo, foi decidida exclusivamente pelos conselheiros independentes da companhia. “O objetivo é incrementar o volume de vendas composto por transações realizadas com cartões de crédito e débito capturadas e processadas pela Cielo. Não há qualquer tipo de exclusividade entre a Cielo e os bancos, bem como qualquer restrição à celebração de acordos semelhantes com terceiros”, diz a companhia.

Mais recente Próxima Após fortes perdas, petróleo vira e passa operar em alta

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Companhia apresentou resultados positivos e dentro do esperado no 1º trimestre, mas alavancagem financeira é ponto de atenção dos analistas

Bom momento de preços persiste no 2º trimestre, diz Klabin

Uma das alíquotas incidirá sobre a graduação alcoólica multiplicada pelo volume do recipiente

Imposto Seletivo sobre bebidas alcóolicas terá duas alíquotas combinadas, diz Appy

O promotor Jack Smith tem uma janela estreita para colocar Trump diante de um júri antes das eleições de 5 de novembro

Suprema Corte dos EUA pode estender tentativa de imunidade de Trump para além das eleições

Objetivo do programa é incentivar investimentos em projetos de transformação ecológica no país

CMN define aspectos gerais de regulamento do programa Eco Invest Brasil

Com isso, a operação-padrão dos servidores do BC que já dura 10 meses deve chegar ao fim

Acordo do reajuste salarial de servidores do BC deve ser assinado às 14h de sexta-feira

Lista inclui vacinas e medicamentos, como insulina e antivirais

Proposta da reforma tributária isenta quase 400 medicamentos de imposto. Veja quais

Para cada imóvel, comercializado por empresas do setor, o redutor social poderá ser utilizado uma única vez

Reforma prevê ‘redutor social’ para a base de cálculo de impostos na venda de imóveis novos para baixa renda

Segundo o BC, a regulamentação segue as ações de competitividade e inclusão financeira da “Agenda BC#” para o desenvolvimento do segmento cooperativista

CMN atualiza regras e facilita concessão de crédito por cooperativas

Washington quer que Japão, Coreia do Sul e Holanda usem os controles às exportações de forma mais agressiva, incluindo proibição de que engenheiros prestem assistência a fábricas de chips na China

FT: EUA querem que aliados reduzam exportações para China, em meio a preocupações com a Huawei