Multitasking: fazer tudo ao mesmo tempo gera frustração e ansiedade a estafa física e mental

Habilidade não está nos deixando mais produtivos, mas sim nos empurrando para o burnout, síndrome que é o ponto máximo do estresse

Por Natália Rangel


Como o multitasking está deixando você mais estressada – e menos produtiva (Foto: Jacques Dequeker/Arquivo Vogue) — Foto: Vogue

É provável que você esteja sem tempo de parar e ler esta matéria do começo ao fim e termine folheando a revista durante a espera no salão, o encaixe no dentista ou durante o café da manhã, enquanto ouve o noticiário na televisão que está ligada, responde a uma ou duas mensagens no WhatsApp e checa os primeiros e-mails do dia.

Posso estar enganada e finalmente você está lendo sua Vogue à beira da piscina, num tempo que enfim conseguiu para si. Mas, se isso for verdade, provavelmente você já deve ter checado o celular e entrado no Instagram algumas vezes ao passo que vira as páginas. Acertei?

A boa notícia é que você não está só. Nossa capacidade de concentração em determinado assunto ou tarefa é cada dia mais escassa, e o hábito de fazer tudo ao mesmo tempo não nos abandona nem em momentos de lazer.

O multitasking não está nos deixando mais produtivas (como se imaginava 20 anos atrás, quando a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo era enaltecida como fundamental para ser profissional de sucesso no século 21), e sim nos empurrando para o burnout, síndrome que é o ponto máximo do estresse e que tem como sintomas distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, perda de iniciativa e até depressão.

O multitasking é uma capacidade humana útil em muitas situaçõe surgentes, nas quais somos obrigadas a dar conta de problemas concomitantes, seja realizando duas tarefas ao mesmo tempo (como dirigir falando ao celular) ou quando fazemos algo com o pensamento em outra situação. “O problema é que cada vez mais estamos em um ‘estado multitasking’ contínuo, em que somos cobradas (por nós e pelos outros) por performance, envolvimento e resultados”, explica o neurologista Leandro Teles, da USP.

A consequência é uma série de problemas que vão de frustração e ansiedade a estafa física e mental, passando por distúrbios do sono e até problemas de pele e alterações intestinais.

(Foto: Vogue Brasil) — Foto: Vogue

Mandar um WhatsApp ao mesmo tempo em que se escreve um e-mail pode parecer inofensivo, mas saiba você que essa combinação corriqueira pode derrubar dez pontos do seu QI naquele momento - efeito semelhante a perder uma noite de sono. Um recente estudo publicado no Journal of Experimental Psychology relatou que a multitarefa tem um efeito físico negativo, demandando a liberação de hormônios do estresse e adrenalina.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo estressa o cérebro: quando tarefas semelhantes são executadas concomitantemente, as duas ações competem para usar amesma parte do cérebro, que deve ativar circuitos neurais diferentes, um de cada vez. Na prática, mal percebemos que paramos de prestar atenção em A para pular para B e temos a falsa impressão de que damos conta de tudo, mas é comprovado que a qualidade na execução das tarefas cai. O resultado: cada vez que somos desviadas de uma atividade para outra, trabalhamos mais rápido, mas produzimos menos.

Nos dias de hoje, parar completamente de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo é impossível, mas diminuir o ritmo pode melhorar a produtividade e fazer bem à saúde. Aprender a desconectar-se e não estar o tempo todo disponível nos meios de comunicação, delegar funções com mais frequência, dar prioridade para o que realmente é importante e saber dizer não são algumas atitudes que organizam o dia a dia e ajudam focar e realizar cada tarefa da melhor maneira.

Meditar também ajuda - e muito. Além de relaxar, estudos recentes mostram que a prática melhora o aspecto anatômicodo cérebro - os adeptos apresentam maior concentração de massa cinzenta e volume cerebral. “Meditar diariamente neutraliza as tensões, abranda os efeitos do estresse, afia as funções cerebrais e aumenta a produtividade e a satisfação pessoal. Além disso, ainda melhora a capacidade de concentração”, defende Mariela Silveira, sócia diretora do spa Kurotel, em Gramado. (NATÁLIA RANGEL)