Rede Credenciada

Máquinas de cartões aceitarão todas as bandeiras em 2017

Resolução do Banco Central põem fim a exclusividade de bandeiras com máquinas e terminais de cartões; bandeiras deverão ser aceitas em todas as máquinas, beneficiando consumidores e estabelecimentos.

Até o dia 24 de Março de 2017 as máquinas de cartões de crédito e débito deverão aceitar todas as bandeiras, é o que decidiu o Banco Central do Brasil ao estabelecer um prazo para o fim da exclusividade de certas marcas com determinadas empresas. A nova regra que foi publicada em uma circular na última quinta-feira (07) deve beneficiar principalmente os consumidores e lojistas, pois eles não precisarão manter mais de uma maquininha de cartão para aceitar todas as bandeiras do mercado.

As bandeiras ELO, Hiper, American Express, Diners, etc, deverão ser beneficiadas de imediato com a ampliação de estabelecimentos credenciados. Até pouco tempo atrás o ELO, por exemplo, só passava nas máquinas da Cielo; assim como o Hiper só era aceito nas máquinas e terminais da Rede.

O fim da exclusivamente de determinadas bandeiras acaba com a necessidade de manter mais de uma maquininha de cartão no estabelecimento, tornando o mercado mais concorrido e, consequentemente, diminuindo as taxas do mercado.

Manter a exclusividade só é bom para as máquinas de cartões, pois elas acabam monopolizando a aceitação de determinada bandeira, o que acaba obrigando os estabelecimentos a contratá-las caso não queiram perder vendas com determinado cartão, visto que, hoje em dia, aceitar todos os cartões é essencial para a sobrevivência dos negócios.

É o que pensa o lojista Pedro Barroso, segundo ele, “Só mantenho duas máquinas de cartão em meu estabelecimento pois algumas bandeiras só são aceitas na máquina X e outras na máquina Y, certamente economizarei com aluguel e taxas caso possa concentrar as transações em apenas uma das máquinas”, afirmou.

A regra é antiga, de 2015, ela proíbe a exclusividade, vem sendo prorrogada a meses por falta de interesse das empresas. De acordo com o BC, as empresas já tiveram tempo mais do que suficiente para esse adaptar a medida. Além do fim da exclusividade que entra em vigor no dia 24 de Março de 2017 haverá a liquidação de todas as operações com cartões na câmara unificada, com prazo de implementação total de todas as operações em Setembro do ano que vem.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás