Clarín em Portugues

San Antonio de Areco: uma escapada bucólica da cosmopolita Buenos Aires

 

Gabriela Grosskopf Antunes

 

Conservando tradições gaúchas, a pouco mais de 100 km de Buenos Aires, e menos de duas horas de viagem, San Antonio de Areco é uma charmosa joia do passado perfeita para uma escapada ao campo.

 

Redacción Clarín
30/07/2016 11:27


Buenos Aires, 30 de julho de 2016


 

15 escapadas para las vacaciones de invierno La “Cuna de la tradición gaucha” reserva para sus huéspedes una serie de impactantes paisajes de la pampa bonaerense, actividades rurales, antiguos bares y boliches de campo, hospedaje en estancias y cabañas, paisanos de a caballo y el interesante Circuito de Artesanos Arequeros, que pone en valor el talento de los plateros, sogueros, ceramistas, pintores, tejedores y chocolateros locales. Uno de los lugares que no deberían soslayarse durante una visita a la ciudad es la réplica de la pulpería La Blanqueada. A su vez, el Museo Gauchesco Ricardo Güiraldes exhibe muebles y documentos vinculados al autor de “Don Segundo Sombra”. Si bien el Día de la Tradición se celebra el 10 de noviembre, también en esta época es posible disfrutar de carreras de sortija, destreza criolla, cabalgatas guiadas, fogones criollos y un exquisito asado de campo con guitarreada. san antonio de areco Cuna de la tradición gaucha 15 escapadas vacaciones de invierno Clarin.com todoviajes Destino

 

 

Muitos livros da literatura argentina se dedicaram a tentar descrever o sutil, ainda que áspero, caráter do “gaúcho”, um personagem presente não só no folclore local como nos campos argentinos.

 

São livros como Don Segundo Sombra, do autor Ricardo Güiraldes, nativo de San Antonio de Areco. O Guirraldes descreve não é exatamente uma figura do passado, o gaúcho argentino ainda vive nos livros e nos campos do país. Mas é difícil vê-lo na cosmopolita Buenos Aires onde 15 milhões dos 40 milhões de argentinos vivem. No entanto, a apenas poucos quilômetros de distância é possível adentrar um outro mundo, onde o tempo se detém e certas tradições se conservam como um retrato quase intocável de um passado remoto. Este lugar é San Antonio de Areco.


 

Children dance during "Tradition Day" in San Antonio de Areco, Argentina, on November 8, 2015. The celebration aims to preserve gaucho traditions. AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH san antonio de areco festejo dia de la tradicion objetivo preservar las tradiciones gauchas niños tradiciones costumbres tradiciones

 

 

Fundada por jesuítas no século XVII, o pequeno povoado de San Antonio Areco, ou simplesmente Areco, é hoje um austero destino turístico de fim de semana para os portenhos e casa de muitos trabalhadores do campo que ainda mantem as tradições. “É uma maneira tangível de lidar com a nostalgia, que é intangível”, explica Mariano Draghi sobre a estética criada pela família no Parador Draghi, uma pousada que a família administra no centro histórico da cidade.

 

O Parador Draghi é parte de uma San Antonio de Areco coberta de prata e esmero, com influências da Igreja católica e europeia. São nove quartos e um jardim inspirado na Itália, além de um pequeno museu dedicado ao dom da família: a prataria.

 

Oscar Castano drinks beer during "Tradition Day" events in San Antonio de Areco, Argentina, Sunday, Nov. 17, 2013. This town in Buenos Aires province holds a gaucho festival every year to honor the birth of Argentine writer Jose Hernandez, author of the country's national poem "The Gaucho Martin Fierro," about the Argentine gaucho lifestyle. People from across the country attend the celebration to preserve gaucho traditions. (AP Photo/Natacha Pisarenko) san antonio de areco Oscar Castaño festejo dia de la tradicion celebracion de preservar las tradiciones gauchas costumbres tradiciones

 

 

  

“Muitos turistas usam o povoado como um ponto de partida para conhecer a região. E muitos vem descansar no fim da viagem à Argentina”, conta a matriarca da família Marta Draghi que diz ter recebido gente de todo o mundo na Pousada e alguns famosos como o ator americano Robert Duvall.

 

Não é difícil entender porque Areco atrai turistas de vários países. O povoado é a maquete viva de uma argentina rural e mística que ainda retumba as riquezas do passado e a inocência do camponês.

 

Com uma oferta abundante de restaurantes, museus e passeios, San Antonio de Areco oferece aos turistas sombra e água fresca. É preciso, no entanto, apenas evitar os momentos de chuvas intensas, quando o nível do rio que bordeia a cidade sobe chegando a inundar as partes mais baixas do povoado, e os feriados mais populares quando a cidade lota. Mas vale a pena ir, no começo de novembro, a Festa da Tradição, quando é possível ver o melhor da tradição gaúcha, com cavalos, danças e comidas típicas.

 

Antonio Pereira watches a parade with his parents Anja and Jose and his dog Kitty during "Tradition Day" in San Antonio de Areco, Argentina, Sunday, Nov. 17, 2013. This town in Buenos Aires province holds a gaucho festival every year to honor the birth of Argentine writer Jose Hernandez, author of the country's national poem "The Gaucho Martin Fierro," about the Argentine gaucho lifestyle. People from across the country attend the celebration to preserve gaucho traditions. (AP Photo/Natacha Pisarenko) san antonio de areco festejo dia de la tradicion celebracion de preservar las tradiciones gauchas costumbres tradiciones

 

 

Com mais de 200 anos, e conservando sua fachada histórica intacta, e alguns objetos de época como a velha caixa registradora e garrafas de bebidas antigas está o imponente Boliche de Bessonart. É nele que, no começo da noite, o velho mundo e o novo se encontram. Em um dos espaços mais democráticos do povoado, fundem-se turistas, gaúchos e os trabalhadores do campo, que os locais chamam de paisanos, para um aperitivo e uma boa prosa.

 

A poucos metros dali, está um dos restaurantes mais tradicionais do povodo. Em uma mansão de mais de 170 anos, o restaurante Ramos Generales serve alguns dos clássicos do campo argentino. É aqui também que turistas e locais se entregam ao churrasco que rendeu a Argentina fama internacional.

 

Outro clássico da cidade são as “picadas”: abundantes tábuas de queijos, salames e presuntos da região. A Pulperia Lo de Tito oferece um ambiente cálido e aconchegante para um vinho e uma 'picada' ou mesmo “empanadas” quentinhas de agasalhar o coração em uma tarde fria de inverno.

 

A man prepares a barbecue during Tradition Day celebrations in San Antonio de Areco, some 116 km (72.5 miles) north of Buenos Aires, November 11, 2012. Gauchos take part in a mass festival as part of Argentina's Tradition Day, which commemorates the birth anniversary of Jose Hernandez, one of the nation's most important poets who highlighted the injustices and hardships of the ordinary people of his day. REUTERS/Marcos Brindicci (ARGENTINA - Tags: SOCIETY ANNIVERSARY FOOD) San Antonio de Areco festejos Dia de la Tradicion festejo asado asador carne conmemoracion nacimiento escritor Jose Hernandez

 

 

Depois de comer, nada melhor do que gastar as calorias caminhando pelo centro histórico da cidade. Não faltam opções culturais, como pequenos museus que desmonstram a heterogeneidade da história do povoado, com suas correntes migratórias, como a presença inglesa e irlandesa na região, e sair para comprar em algumas das dezenas de lojinhas do centro de San Antonio de Areco. Prataria, couro e charcutaria estão entre os melhores souvenires para trazer do povoado além do argentiníssimo alfajor feito totalmente artesanalmente na chocolataria Olla de Cobre.

 

 

Children, dressed up in traditional gaucho clothing, take part in a horse parade during Tradition Day celebrations in San Antonio de Areco, some 116 km (72.5 miles) north of Buenos Aires, November 11, 2012. Gauchos take part in a mass festival as part of Argentina's Tradition Day, which commemorates the birth anniversary of Jose Hernandez, one of the nation's most important poets who highlighted the injustices and hardships of the ordinary people of his day. REUTERS/Marcos Brindicci (ARGENTINA - Tags: SOCIETY ANIMALS ANNIVERSARY) San Antonio de Areco festejos Dia de la Tradicion exhibicion desfile caballos trajes tipicos conmemoracion nacimiento escritor Jose Hernandez

 


Muitas estancias rurais também oferecem passeios como cavalgadas e dias no campo. Mas, aqueles que se dão por satisfeitos com acompanhar o ritmo sonolento e pacato da bucólica San Antonio de Areco, ganham ainda uma última recompensa: um deslumbrante pôr do sol campestre sobre o rio Areco. Com calma, tradição, tranquilidade e descanso, San Antonio de Areco é escapada perfeita da cosmopolita Buenos Aires.

 

Serviço

 

Como Ir

 

A empresa de ônibus Chevallier oferece o serviço saindo da Rodoviária de Buenos Aires (Retiro). São linhas regulares cerca de oito vezes por dia. A viagem custa em média R$30 e dura cerca de 1h40.

 

Onde Ficar

  

Paradores Draghi (Rua Matheu 380). O hotel é o favorito em sites de viajantes como o Tripadvisor. Diárias a partir de US$ 90. Reservas: http://www.paradoresdraghi.com.ar Onde comer Ramos Generales (Rua Zapiola 143)

 

Onde comer

 

Ramos Generales (Rua Zapiola 143)

 

Lo de Tito (Matheu 400)

 

Onde beber

 

El Boliche de Bessonart (esquina Zapiola e Segundo Sombra)

 

Onde comprar

 

La Olla de Cobre (Matheu 433)


Te puede interesar


Selección Clarín