Pular para o conteúdo
Clube da Pipoca » Como fazer a pipoca perfeita

Como fazer a pipoca perfeita

Foto de uma pipoca feita perfeitamente

Você realmente sabe como fazer pipoca? Apesar de ser bem fácil, existem algumas dicas valiosas que vão fazer toda diferença ao estourar sua pipoca. Confira!

A pipoca perfeita pode ser feita de diversas maneiras: no microondas, na panela ou na pipoqueira elétrica com ar quente. Cada método resulta em quantidades ligeiramente diferentes de pipoca. Você começa com um pouquinho de milho e acaba com um montão de pipoca. Com apenas 100g de milho para pipoca você faz duas porções generosas, em instantes.

Como você pretende estourar a sua pipoca?

  1. Como fazer pipoca na Panela
  2. Como fazer pipoca no Microondas
  3. Como fazer pipoca na Pipoqueira Elétrica
  4. Óleo, Azeite ou Manteiga: qual é o melhor?

Na maior parte das receitas do blog, foram usadas 100 g (ou 1/2 xícara) de milho para pipoca, que rendem o suficiente para 2 porções médias (15 xícaras), mas essa medida não é tão exata assim. Mais importante do que as quantidades, é observar os padrões de estouro.

Se você for fazer a pipoca apenas com sal e manteiga, adicione o sal antes de começar a aquecer (exceto se usar a pipoqueira elétrica), e só adicione a manteiga depois. Seguindo estes estes passos, você passará fazer pipocas incríveis.

Pipoca perfeita na panela sem queimar

Para fazer pipoca no fogão, você precisa de uma panela grande com tampa (uma panela de 3 litros é de bom tamanho para fazer 1/3 de xícara de milho) e óleo com ponto de fumaça alto (Canola, Milho, Soja ou Coco).

  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1/3 de xícara de milho

DICA: Panelas grossas ou com fundo reforçado não são recomendadas. Demoram a esquentar e acumulam muito calor, queimando o óleo e a pipoca. Prefira panelas mais finas e leves.

Como fazer pipoca de panela:

  1. Coloque o óleo cobrindo todo o fundo da panela.
  2. Coloque 2 a 3 grãos de milho e espere.
  3. Quando estes grãos estourarem, adicione o restante do milho.
  4. Retire do fogo e mexa por 30 segundos.
  5. Volte com a panela para o fogo e aguarde o restante do milho estourar.
  6. Tempere a pipoca ao seu gosto.

Importante: se você estiver preparando pipoca gourmet, utilizando milho do tipo mushroom, siga este outro processo aqui.


Tempo de preparo: 10 minutos

Como fazer pipoca na panela, passo a passo:

  1. Pré aqueça a panela

    Coloque óleo para cobrir todo o fundo da panela ou pipoqueira com pelo menos uma fina película. Coloque 2 ou 3 grãos de milho na panela e tampe. Quando os grãos estourarem, jogue o restante do milho formando uma camada uniforme. Polvilhe o sal, tampe, retire do fogo e conte 30 segundos misturando.

  2. Coloque o milho na panela

    Retorne a panela ao fogo. O óleo quente, em 30 segundos, vai esquentar o milho à temperatura em que eles quase estouram, de modo que, quando você retornar a panela ao fogo, todos os grãos vão estourar quase ao mesmo tempo.

  3. Quando saber a hora de tirar a pipoca do fogo?

    A pipoca deve começar a estourar logo e de repente. Assim que começar, sacuda delicadamente a panela para a frente e para trás em cima da chama. Procure manter a tampa ligeiramente entreaberta, deixando sair o vapor (a pipoca vai ficar mais seca e crocante). Quando o intervalo entre os estouros chegar a alguns segundos, retire a panela do fogo, destampe e despeje a pipoca em uma tigela grande.

  4. Temperando a pipoca (opcional)

    Agora é hora de adicionar os outros ingredientes como temperos, açúcar, manteiga ou qualquer outro a sua escolha. Com este método, quase todos os grãos devem, estourar e nenhum ficará queimado.

    Como salgar a pipoca sem errar: Uma dica para nunca errar no sal, é coloca-lo antes na panela. Assim a pipoca só vai absorver a quantidade ideal. Sal grosso tem grânulos maiores e proporciona um sabor intenso na língua, mas o sal comum refinado se mistura mais facilmente com a pipoca.

Estourar todo o milho usando o microondas

Fazer pipoca no microondas é fácil, mas o modo de preparo pode variar de acordo com o fabricante, sabor e modelo de microondas. A melhor dica ao usar o microondas, é ler as instruções no rótulo e obedecer a principal regra: respeitar o ESTE LADO PARA CIMA.

Agora, se você prefere fazer a sua própria pipoca, parabéns! É muito mais saudável e gostosa. Para isso utilize um saco de papel próprio para micro-ondas.

  • 1/4 de xícara de milho
  • 1/2 colher (chá) de azeite
  • 1/2 colher (chá) de sal

Como fazer pipoca no microondas sem óleo:

  1. Coloque os grãos de milho dentro de uma tigela de vidro.
  2. Coloque papel toalha no fundo e tampe.
  3. Ligue o microondas na potência máxima por 3min.
  4. Acompanhe de perto para impedir que queimem.
  5. Retire do microondas rapidamente.

Coloque os grãos dentro do saco e adicione o azeite e o sal. Dobre duas vezes a aba da abertura e procure deixar o saco em pé dentro do forno. Se ele não ficar em pé, deite-o de um lado. Mantenha a temperatura alta até que os estouros se limitem a 2 ou 3 por segundo. Retire o saco do forno e abra tomando cuidado com o vapor quente. Despeje o conteúdo em uma tigela, prove e, se necessário, ajuste o tempero.

Outro ponto importante é tomar cuidado com o botão PIPOCA que geralmente encontramos em microondas. Se não deu tão certo e sobraram muitos piruás, tente configurar manualmente da próxima vez.

Pipoca fitness sem óleo na pipoqueira elétrica

Este é o método mais fácil e saudável de fazer pipoca. Siga as instruções do fabricante e a pipoca ficará pronta em poucos segundos. o aparelho despeja o milho estourado em uma tigela grande estrategicamente colocada na sua frente.

Uma das desvantagens é que, à vezes, ele joga pipoca para todo lado. Se isso acontecer, coloque um pano de prato na frente para direcionar o fluxo para a tigela.

  • 1/3 de xícara de milho

Como não é possível usar óleo, esta é a forma mais saudável de se fazer pipoca.

Cuidados importantes com o milho de pipoca

Para que tudo saia como esperado, não adianta utilizar todas as técnicas acima e contar com um milho de baixa qualidade. Por isso a seleção dos melhores grão e armazenagem correta do milho são fundamentais.

Sem umidade —13% ou 14% no mínimo — a pipoca não vai estourar. Por isso é importante guardar a pipoca corretamente com a umidade adequada. Uma grande parte da umidade da pipoca pode se perder se você deixar o milho exposto em um dia quente. A partir de 3% de umidade a mais ou a menos, pode inviabilizar o milho de pipoca.

Compartimentos plásticos e vidro hermeticamente fechados são as melhores opções. Sempre em local protegido do sol e temperatura ambiente. Algumas pessoas dizem que a pipoca conservada em ambientes frios pode ter um gosto melhor, mas nunca guarde na geladeira!

Espero que com estas dicas, você possa fazer uma pipoca incrível. Se você quer ficar ainda mais profissional na arte de fazer uma pipoca perfeita, não deixe de conferir os nossos cursos online de pipoca gourmet!

13 comentários em “Como fazer a pipoca perfeita”

  1. Estou prá ver dicas melhores!!!
    Fiz na panela de fundo grosso e ficou simplesmente pefeito! Todo o milho estourado.
    Muuuto alegre por ter achado esse clube!

    1. Oi! Geralmente as pessoas preferem utilizar a pipoqueira elétrica para que a pipoca fique mais sequinha. Mas também é possível utilizar a panela pipoqueira comum, em algumas receitas ou quando você precisa produzir em maior quantidade!

  2. Olá, Clube da Pipoca
    Tenho uma dúvida, posso estourar os meus grãos de pipocas Mushroom na Pipoqueira elétrica e depois saboriza-lá virando assim uma pipoca Gourmet?

    1. Oi Luciana! Você pode fazer isto sim! O resultado geralmente fica até melhor do que na panela. Só veja se sua pipoqueira consegue estourar o milho mushroom da melhor forma (algumas, com menor potência, não deixam o milho redondinho)!

  3. Olá Emílio, td bem?
    Uso o milho top sugar da Cianorte e de forma alguma eles ficam redondos. Me dá um help por favor!
    Ah! e esta foto linda da pipoca de caramelo no sitio de vocês, tem receita do caramelo?
    Abraço

    1. Oi Marlei! Tudo bem e você?
      O que acha de testar usar o nosso milho Mushroom? Eles tem uma taxa de 80% de milho redondinho e ótimos resultados com pipoca doce. Você pode comprar neste link aqui. Caso prepare na panela, recomendo usar uma boa quantidade de milho, pouco óleo e deixar a panela bem quente antes de começar o preparo! Depois me conta se deu certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *