Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Brasil já é laboratório para coronavírus’, diz pesquisador sobre novas cepas

    Em entrevista à CNN, professor e pesquisador Domingos Alves destacou que país precisa adotar barreiras sanitárias entre estados para evitar novas mutações

    Produzido por Vinícius Tadeu e Layane Serrano,

    da CNN, em São Paulo

    Um estudo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que variantes do coronavírus já prevalecem em seis estados brasileiros. Para o professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Domingos Alves, é possível que a disseminação das mutações seja muito maior do que o apontado pela Fiocruz, já que falta monitoramento adequado no país.

    “As palavras do professor Miguel Nicolelis têm toda razão, pois quando novas cepas estão circulando em seis estados, isso mostra como o Brasil já é esse laboratório a céu aberto do coronavírus”, afirmou Alves, em entrevista à CNN. “Essa circulação está se dando de maneira livre, leve e solta em todo o Brasil.”

    O pesquisador destacou que o país precisa pensar na adoção de barreiras sanitárias entre estados e até entre municípios para evitar que novas mutações da Covid-19 apareçam. 

    “Desde novembro, toda a comunidade científica está alertando para esse verdadeiro tsunami que estamos observando agora. O relatório da Fiocruz mostra que essa situação tem abrangência nacional, então é necessário que essas medidas que estão sendo tomadas agora em alguns estados seja feita com coordenação nacional”, recomendou.

    Aglomeração na 25 de março, em São Paulo, durante a pandemia da Covid-19
    Aglomeração na região da 25 de março, em São Paulo, durante a pandemia da Covid-19
    Foto: Cris Faga/Estadão Conteúdo (14.dez.2020)