Convocação

Embora tenham pedido dispensa da Copa América, Ronaldinho Gaúcho e Kaká foram convocados pelo técnico Dunga para os amistosos do Brasil contra Inglaterra e Turquia, em junho. E a lista anunciada nesta quinta-feira, no Rio, apresenta muitas outras surpresas, como o goleiro Doni, os zagueiros Naldo e Alex Silva, o meia Jô, e o atacante Afonso, todos estreantes na seleção principal.

Confira a lista completa dos jogadores convocados

CARREGANDO :)
Veja também
  • Ricardo Teixeira confirma Dunga até a Copa de 2010
  • Afonso Alves na seleção: "Agora todos me conhecem"
  • Seleção brasileira troca de patrocinador
  • Dunga convoca Ronaldinho Gaúcho e Kaká para amistosos

O pedido de dispensa de Kaká e Ronaldinho Gaúcho para a Copa América dominou a entrevista coletiva de Dunga. O treinador mostrou estar um pouco magoado com os dois jogadores e deixou claro que quando era jogador nunca se recusou a defender a seleção brasileira.

Publicidade

Ronaldinho Gaúcho e Kaká

"Gostaria de ter todos os jogadores na Copa América. Mas tenho que respeitar o pensamento de cada jogador, a vontade de cada um. A seleção brasileira representa muito para o nosso país. Depois do que aconteceu na última Copa do Mundo a ferida ficou aberta no torcedor. É onde o povo tira a maior satisfação, a maior alegria. Mas tenho que respeitar a opinião deles. Só assim vamos montar um grupo forte. Assim como terão que respeitar a minha forma de pensar. Apesar de estarem fora da Copa América, decidi convocá-los para os amistosos porque não terei tempo para treinar e preciso de uma base. Depois a preparação para a Copa América o tempo será maior."

Chateado com Kaká?

"Gostaria de contar com ele. Mas cada um tem uma forma de pensar, de agir. É respeitar a individualidade dele. Lógico que quero sempre contar com todos os jogadores que estão bem. O mundo evolui. Algumas coisas positivas, outras negativas. Tenho que pensar no melhor para a seleção. O Kaká disse há três meses que queria disputar todas as competições. Mas acho que ele não imaginava que o Milan disputaria todas essas competições."

Passado exemplar na seleção

Publicidade

"Nunca pedi dispensa de nenhum jogo da seleção na minha época de jogador. Vou contar uma história. Jogava no Japão e o meu clube só me liberaria para jogar na quarta-feira pela seleção se voltasse para atuar no sábado no Japão. Vim, joguei pela seleção e cheguei lá no sábado ao meio-dia. E joguei por eles também. Não há nada igual a defender a seleção brasileira. Não tem nada melhor do que isso. Mas tenho que conviver em grupo e respeitar o sentimento de cada um."Sem outros pedidos de dispensa

"A minha vida não é "se". Mas antes de fazer essa convocação conversei com todos os outros jogadores e todos confirmaram que querem participar da Copa América. Não acredito que teremos mais surpresas."

Ronaldo nos planos

"Nunca falei que o Ronaldo é carta fora do baralho. Vai depender do seu rendimento, da sua continuidade, do seu trabalho. Se ele está machucado não posso convocar. A seleção não pode depender só de um nome. E nunca vou falar que um jogador está fora da seleção."

Afonso e Jô

Publicidade

"A convocação do Afonso não é uma surpresa para quem acompanha o futebol europeu. No mundo globalizado é possível acompanhar todos os jogadores. O Afonso bateu o recorde de gols de Ronaldo e Romário na Holanda. É o maior artilheiro da Europa no momento, é um jogador forte. Está fazendo uma ótima temporada. O Jô também está muito bem. Tem idade para a seleção olímpica. Cada um tem de aproveitar a oportunidade na seleção brasileira".

Ataque é problema?

"Estou procurando jogadores em todas as posições. No ataque, o Rafael Sóbis se machucou, o Fred se machucou. O Adriano também estava com problemas. Uma série de jogadores tiveram problemas nos últimos tempos e então surgiu a oportunidade para esses dois jogadores (Afonso e Jô) que estão se destacando no Europa. Eles têm uma chance e podem aproveitar agora."Inglaterra

"O futebol inglês está forte. Teve três times na semifinal da Liga dos Campeões. Tem crescido muito principalmente na parte técnica. Apareceram jogadores técnicos também. E tem a bola alta, sempre muito forte."

Chance para Diego de olho na Copa América

Publicidade

"Vai depender do momento. Não posso falar se vou colocar um jogador ou não nos amistosos. Ele tem que estar preparado para entrar. Vai depender mais dele do que do treinador. Dou oportunidade a todos."

O craque é o grupo

"Tenho que achar uma seleção para a Copa América. Gostaria de contar com eles (Ronaldinho Gaúcho e Kaká), mas não é possível. O Brasil já ganhou e já perdeu com os dois. Como já ganhou e já perdeu com o Pelé, o Rivelino. Com o Ronaldinho e o Kaká não tinha a garantia de que iria ganhar. Tenho agora que montar uma equipe forte."