Ampliação do Programa Mãe Paulistana promete reduzir taxa de mortalidade materna

0

Neste mês de dezembro a Prefeitura anunciou que irá ampliar e qualificar o Programa Mãe Paulistana. Segundo a gestão municipal, a iniciativa tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil da cidade de São Paulo.

A partir dessa qualificação do programa, a participação das famílias durante o parto será maior, isso porque a Secretária Municipal de Saúde criou espaços nas maternidades que permitem o acompanhamento da chegada do bebê por meio de janelas nas salas de parto.

Outro ponto importante das mudanças no programa é o aumento de um ano na vigência do programa, que continua garantindo assistência durante todo o ciclo de gravidez do pré-natal ao puerpério, agora se estendendo até o segundo ano de vida do bebê.

O programa estimula a realização de no mínimo sete consultas de pré-natal. Vale lembrar que uma Lei Municipal garante a emissão de bilhetes gratuitos no transporte público para que as gestantes compareçam aos atendimentos.

Durante o período que o programa foi deixado de lado a mortalidade infantil subiu se 10,87 para 11,30, de 2015 para 2016. Segundo o prefeito Bruno Covas: “O Mãe Paulistana é um programa que transforma a realidade porque reduz a mortalidade infantil. Nós já diminuímos o índice de 11,3 para 11,0 e a meta é chegar no ano que vem a 10,7”.

Jaçanã

Vale lembrar que Jaçanã possui uma alta taxa de mortalidade materna, no último relatório do Mapa da Desigualdade o bairro ficou entre os 10 distritos onde mais ocorreu esse tipo de violência. No entanto, esse problema não é uma novidade, pois no ano passado Jaçanã figurava em terceiro lugar dos distritos da capital paulista onde mais ocorria essa fatalidade.

A nova pesquisa mostrou uma evidente melhora nos índices de Jaçanã. No Mapa de 2018 o bairro registrava 25,25 fatalidades a cada 10 mil habitantes, já neste ano houve uma redução para 16,26, significando uma queda de 36%.

Programa Mãe Paulistana

O programa foi criado em 2011 e conta com os seguintes benefícios:

  • Acompanhamento de consultas de pré-natal,
  • Realização de todos os exames necessários para a gravidez,
  • Prévia visita à maternidade em que será realizado o parto,
  • Garantia de referência para um hospital próximo a sua casa,
  • Consultas e exames necessários para o bebê ter uma infância saudável,
  • Transporte municipal gratuito em casos de consultas e exames durante a gestação e o primeiro ano de vida do bebê,
  • Distribuição de enxoval básico.
  • Rede Cegonha – conjunto de medidas para apoio para gestantes vulneráveis;

Para se cadastrar no Mãe Paulistana é necessário ter o cartão do SUS – caso não o tenha, solicite-o em qualquer posto de saúde, bastando apresentar o seu RG.