Prefeitura de Goiânia tem 4 membros do 1º escalão com Covid-19

Ao todo, 3 secretários e o chefe de gabinete testaram positivo; segundo a administração, eles estão assintomáticos e já foram isolados

Laura Braga
Compartilhar notícia

Goiânia – Três secretários da Prefeitura de Goiânia e o chefe de gabinete do prefeito testaram positivo para Covid-19. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) testou negativo. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (7/6) pela administração da cidade.

Os secretários contaminados pelo coronavírus são o de Governo, Arthur Bernardes; o de Finanças, Geraldo Lourenço e o de Inovação, Ciência e Tecnologia, André Martins. O chefe de gabinete, José Firmino Alves, também contraiu a doença.

1/5
Arthur Bernardes, secretário de Governo de Goiânia, testou positivo para Covid-19
Rogério Cruz (Republicanos), prefeito de Goiânia, testa positivo pela segunda vez
Rogério Cruz faz aglomeração recente em restaurante na capital
Prefeito de Goiânia esteve em churrasco entre amigos no dia 6/3

O prefeito chegou a se encontrar com Arthur Bernardes nos últimos dias e nesta segunda. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, depois do primeiro diagnóstico entre os secretários, justamente o de Bernardes, por meio de um exame de rotina, todo o primeiro escalão da gestão municipal foi submetido à testagem de Covid-19.

Segundo a prefeitura o, os servidores infectados estão assintomáticos e já estão em regime de teletrabalho, observando as recomendações das autoridades sanitárias. “A administração reitera a importância dos cuidados preventivos para coibir a propagação deste vírus que já enlutou tantas famílias goianienses e em todo o mundo”, disse a gestão municipal, em nota.

Rogério Cruz já teve Covid-19. Ele testou positivo para doença ainda na campanha eleitoral para prefeito, em outubro do ano passado. Ele ficou doente praticamente na mesma época em que o então candidato da sua chapa, Maguito Vilela (MDB), foi contaminado. Maguito morreu em decorrência do coronavírus em janeiro de 2021.

Flagrantes

No último dia 1º/6, mesmo dia em que a capital goiana registrou 322 novos casos de coronavírus e mais 65 mortes por complicações da Covid-19, o prefeito Rogério Cruz publicou em suas redes socais, foto em que se aglomera com mais 8 pessoas sentadas à mesa de um restaurante. É quase o dobre do que ele próprio permitiu em decreto que assinou três dias antes.

A foto foi excluída pelo prefeito depois de gerar revolta dos internautas. Em seguida, a prefeitura, pressionada, emitiu nota dizendo que se tratava de “comemoração pessoal”.

Em vigor na cidade, o decreto municipal publicado na sexta-feira (29/5) autoriza, no máximo, cinco pessoas por mesa em bares e restaurantes, que também devem funcionar com lotação máxima de 30% da capacidade de pessoas sentadas.

É a segunda vez, em menos de três meses, que o prefeito é criticado por não cumprir o distanciamento social no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em março, ele participou de um churrasco no mesmo dia em que a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) na cidade era de 99%.

De acordo com boletim epidemiológico da SMS, Goiânia já confirmou 163.224 casos de coronavírus, com 4.995 mortes por complicações da Covid-19.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile