Anexar áudio de Temer sem perícia foi inaceitável, dizem peritos da PF

A associação recomendou "o envio imediato" do áudio e do equipamento usado na gravação para uma perícia completa no INC (Instituto Nacional de Criminalística)

© DR

Política Denúncia 20/05/17 POR Folhapress

Em nota divulgada neste sábado (20), a APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais) considerou "inaceitável" que a PGR (Procuradoria Geral da República) tenha anexado o áudio da conversa mantida entre o presidente Michel Temer e o delator Joesley Batista sem uma perícia técnica por peritos federais.

PUB

Afirmou ainda que é "temerária" a homologação de acordos de delação premiada "sem a devida análise pericial".

Antes de anexar o áudio ao pedido de abertura do inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), acolhido pelo ministro Edson Fachin, a PGR submeteu o áudio ao setor técnico do órgão, mas não para uma perícia técnica completa na Polícia Federal.

A associação recomendou "o envio imediato" do áudio e do equipamento usado na gravação para uma perícia completa no INC (Instituto Nacional de Criminalística).

"Inaceitável que, tendo à disposição a perícia oficial da União, que possui os melhores especialistas forenses em evidências multimídia do país, não se tenha solicitado a necessária análise técnica no material divulgado, permitindo que um evento de grande importância criminal para o país venha a ser apresentado sem a qualificada comprovação científica", diz a APCF.

A associação disse que, "ao se ouvir o áudio, percebe-se a presença de eventos acústicos que precisam passar por análise técnica, especializada e aprofundada, sem a qual não é possível emitir qualquer conclusão acerca da autenticidade da gravação".

Desde que a gravação veio a público, nesta quinta-feira (18), surgiram dúvidas sobre a idoneidade do material, pois há sinais perceptíveis de interrupções na conversa.

A pedido da Folha de S.Paulo, um perito apontou que houve "edição" no material.

Outro perito, Ricardo Molina, que não fez um laudo sobre o tema, apontou a necessidade de se periciar também o aparelho utilizado na gravação.

A reportagem apurou que Joesley Batista não entregou o equipamento utilizado para a gravação. Segundo a revista "Época", ele teria utilizado um equipamento não detectável por aparelho de raio-x, pois tinha medo de ser flagrado na tentativa de gravar o presidente no Palácio do Jaburu.

A PGR não enviou o áudio para a Polícia Federal, segundo a reportagem apurou, porque considerava que essa era uma etapa posterior na investigação, depois de aberto o inquérito, e que eventuais dúvidas poderiam dirimidas ao longo da apuração.

Em nota enviada nesta sexta-feira (19), a PGR informou: "A Procuradoria-Geral da República informou que foi feita uma avaliação técnica da gravação e concluiu que o áudio revela uma conversa lógica e coerente.

A gravação anexada ao inquérito do STF é exatamente a entregue pelo colaborador e que sua autenticidade poderá ser verificada no processo". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Redes Sociais Há 20 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Belo compartilha oração de força após mudar de mansão que mora Gracyanne

fama Redes Sociais Há 23 Horas

Gloria Perez defende Davi após polêmicas

justica São Paulo Há 18 Horas

Caso do Porsche: polícia conclui inquérito e pede prisão de motorista pela 3ª vez

fama Aniversário Há 19 Horas

Ludmilla recebe mensagem carinhosa da mãe em dia especial

politica Eleições Há 22 Horas

PSDB discute estratégia para eleição em SP, mas não define entre Tabata, Nunes ou nome próprio

fama Conteúdo adulto Há 14 Horas

Rita Cadillac grava vídeo adulto com ator que contracenou com Andressa Urach

mundo Guerra Há 10 Horas

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

mundo gripe aviária 25/04/24

Gripe aviária: OMS quer rede mundial e alerta para "potencial epidêmico"

tech Rede Social Há 9 Horas

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor