Santa Catarina tem atualmente 11 cidades em situação crítica e outras 10 em alerta para a estiagem. Com o volume de chuva baixo no mês de abril, a seca piorou no Oeste e Meio-Oeste catarinense, conforme o Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, divulgado nesta sexta-feira (23).

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Estiagem em SC: “Quem vai pagar a conta é o consumidor”

Além das 21 cidades com a situação mais complicada, outros 93 municípios estão em situação de atenção para a falta de chuva. Somente no Litoral do Estado a precipitação foi dentro da média nas últimas semanas.

– O interior de Santa Catarina vem de uma situação hidrológica mais grave que o resto do estado e as perspectivas de precipitação indicam um período ainda mais seco no próximo trimestre. Portanto, o comprometimento do abastecimento em diversos municípios, assim como a intensidade da estiagem sobre o estado permanece, exigindo medidas previstas nos planos emergenciais – destacou o secretário executivo da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Ferreira.

Continua depois da publicidade

De acordo com a classificação de risco, as cidades em nível crítico estão com os mananciais utilizados no abastecimento de água afetados significativamente. Desta forma, nestes municípios são necessárias “ações de rodízio prolongadas, intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária”.

Estão na condição crítica as cidades de Anchieta, Bom Jesus do Oeste, Coronel Martins, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Planalto Alegre, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Vargem e Zortéa.

Chuva abaixo do esperado

Os primeiros 20 dias de abril foram de chuva muito abaixo da média em quase todas as regiões de Santa Catarina. Os acumulados não chegaram aos 50 milímetros no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí. Para efeito de comparação, no Litoral os acumulados ficaram acima de 70mm, com regiões pontuais somando 150mm.

> Cidades de SC adotam rodízio de abastecimento de água por conta da estiagem

Segundo o boletim, cidades do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí, acumularam de 16 a 21 dias sem chuva.

Continua depois da publicidade

O boletim aponta a necessidade de uso racional da água, visto que o abastecimento fica comprometido “devido a alta intensidade da seca”.

Destaques do NSC Total